A primeira-dama, Janja da Silva, esteve no fim de semana passado com o presidente Lula em Belém, capital do Pará, e aproveitou sua passagem pela cidade para gravar um recado para o líder e vocalista do Coldplay, Chris Martin, ‘cobrando’ sobre a promessa feita por ele durante encontro com Lula no Rio de Janeiro, em março.
O músico se comprometeu com o casal a voltar ao Brasil caso a ONU escolhesse Belém para sediar a COP 30 – 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em novembro de 2025. Declarou que a banda viria para celebrar esse momento na cidade.
Foi em frente à Baía do Guajará que ela disse: “Hi, Chris! Tudo bem? Você se lembra que estivemos juntos com o presidente Lula no Rio de Janeiro, e você disse que, se a COP 30 fosse confirmada no Brasil, você estaria conosco? Você e o Cold Play! Então, olha só onde eu estou: em Belém do Pará! A COP 30 foi confirmada, em novembro de 2025, e a gente vai esperar por vocês aqui. O Brasil tá muito feliz de sediar esse evento, vai ser lindo. Vocês vão conhecer a Amazônia e a população que mora na Amazônia de pertinho. A gente vai esperar vocês”.
E completou, por escrito, no post que publicou no Instagram: “Reforço aqui o convite, agora com a certeza dessa realização. Ter a COP 30 em Belém é mais um reflexo da importância do Brasil no cenário mundial” (veja no final do texto).
A aprovação da ONU
Em maio, na companhia de Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, e de Helder Barbalho, governador do Pará, Lula anunciou que a ONU aceitou sua proposta e confirmou a realização da COP 30 na capital paraense, em novembro de 2025.
“Estamos juntos para fazer a maior conferência de clima que já aconteceu no mundo e para honrar nossos compromissos com a preservação ambiental”, declarou.
Na COP do ano passado, no Egito, durante discurso, Lula citou as cidades de Belém e deManaus como boas candidatas a anfitriãs da COP30, mas, em 11 de janeiro, aproveitando o aniversário da capital do Pará (que seria no dia seguinte), anunciou a formalização da candidatura pelo Itamaraty.
Comitê formado
Na semana passada, 15/6, o governo do Pará publicou decreto no Diário Oficial do Estado criando comitê para realização da COP 30 em Belém, que envolverá representantes da administração pública.
A vice-governadora Hana Ghassan presidirá o comitê, que tem doze membros vinculados às seguintes pastas: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Secretaria de Turismo (Setur); Secretaria de Cultura (Secult); Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad); Secretaria de Estado de Comunicação; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; Procuradoria-Geral do Estado e Polícia Militar.
Próximas COPs de clima
Este ano, a COP 28 será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes; no ano que vem, o local ainda está indefinido porque a ONU ainda não se decidiu entre as candidaturas apresentadas: Austrália e Bulgária.
A segur, assista Janja convidando Chris Martin e o Cold Play para participar da COP 30:
Foto (destaque): reprodução de vídeo