
A que ponto chega a crueldade do ser humano. Simplesmente inaceitável. Durante a Operação Safari Amazônico, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a fiscalização de crimes ambientais, em Manaus e cidades do interior, equipes encontraram 62 aves mortas, capturadas em redes de pesca instaladas ao redor de um imóvel rural em Novo Remanso, no município de Itacoatiara.
Segundo um funcionário presente no local, levado à delegacia para prestar esclarecimentos, a rede foi usada para proteger os frutos das palmeiras açaí, cultivadas no local. O dono da propriedade foi multado em R$ 242 mil e responderá ao crime de matar espécimes da fauna silvestre.
Entre as espécies mortas estavam curicas-verdes, maracanãs-do-buriti, maitacas roxas, periquitos, tucanos, araçaris, sanhaços, bem-te-vis e até morcegos.

Foto: divulgação Ibama
Na mesma localidade, que fica a 270 km de Manaus, a equipe do Ibama, em parceria com agentes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, apreendeu em outra propriedade nove aves mantidas em cativeiro sem autorização. Entre elas, seis passeriformes (curió, peito-roxo, sabiás-gonga, cardeal-da-amazônia e bem-te-vi) e três periquitos-santo.
A mulher encontrada com as aves alegou tê-las adquirido de terceiros. Ela foi autuada e multada em R$ 18 mil.
No Brasil, as aves são os animais silvestres mais capturados na natureza e comercializados no mercado ilegal, de acordo com dados da organização WWF. As espécies mais procuradas pelos traficantes são os psitacídeos (araras, papagaios e periquitos) e os passeriformes (passarinhos). E um dos fatos mais chocantes desse universo criminoso é que, de cada dez animais traficados, nove morrem antes de chegar ao seu destino final.
——————–
Acompanhe o Conexão Planeta também no nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Ibama faz apreensão de animais silvestres e ovos de aves com passageiros tentando sair do Brasil
29 ovos de papagaios contrabandeados da Amazônia são apreendidos no aeroporto de Miami e 24 sobrevivem!
Mais de 1 milhão de tartarugas marinhas foram mortas pelo tráfico ilegal nos últimos 30 anos
Mulher é presa no aeroporto de Manaus tentando transportar ilegalmente 12 raias vivas
Foto de abertura: divulgação Ibama
Lamentável isso com a natureza 😔😢
Qual foi solução que o IBAMA apresentou para resolver o problema do proprietário ???