PUBLICIDADE

“E agora, Prô?”: educadora cria curso para professores iniciantes

e-agora-pro-educadora-cria-curso-para-professores-iniciantes-800

Jany Dilourdes Nascimento não esquece o primeiro dia em que entrou numa sala de aula como professora, em 1994: “Deu um friozinho na barriga ao entrar e ver aquelas 30, 35 crianças olhando para mim. Mesmo que você tenha feito estágio, se preparado bem, a cabeça está cheia de dúvidas e expectativas. Agora é você e eles. E o melhor é que seja com eles”, conta.

E foi pensando nessa experiência, nas dificuldades que encontrou em busca de uma relação equilibrada entre aluno e professor que ela idealizou o curso E agora, Prô?, voltado para professores (alfabetizadores) iniciantes. Sua ideia é capacitar quem está começando a lecionar, mas também atender quem já dá aulas e quer se reciclar. “Como trabalho há um bom tempo com essa área, muitos colegas e alunos sempre me pedem para ajudá-los, principalmente neste momento em que temos que lidar com crianças expostas a muita informação antes de serem alfabetizadas”, explica Jany.

E agora, Prô? é composto por três aulas, sempre aos sábados, na sede da Planetária Casa de Comunicação, em São Paulo. O programa é dividido em Temas e Conceitos, Conhecimento Didático e Competências Profissionais (veja o programa e informações detalhadas sobre o curso neste link). A primeira turma começou no dia 5/3. Mas, quem ainda tiver interesse em integrá-la ou já se inscrever para as próximas turmas deve entrar em contato com Maria Zulmira de Souza (Zuzu), sua diretora.

Este é o primeiro curso organizado pela Planetária Casa de Comunicação para professores iniciantes e já há outros em seu planejamento. “Percebemos que tanto professores iniciantes como professores já experientes sentem falta de um espaço de reciclagem e troca de informações”, explica Zuzu. “Além dos iniciantes, muitos profissionais que estão em salas de aula hoje são especialistas nas suas áreas, mas nem sempre dominam as melhores técnicas para compartilhar seu conhecimento. E este é um espaço para essa troca”.

Alfabetizar é uma paixão, não importa a idade do aluno

e-agora-pro-educadora-cria-curso-para-professores-iniciantes
A educadora paulistana é mestre em educação pela USP (Universidade de São Paulo) e tem grande experiência na formação de professores alfabetizadores, tanto para crianças como para jovens e adultos. Foi coordenadora pedagógica do programa TOPA – Todos pela Alfabetização, na Bahia, pelo Instituto Paulo Freire e também do NEA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores da Faculdade de Educação da USP.

Alfabetizar é uma profunda paixão para Jany, não importa a idade. Ela circula bem entre crianças, jovens, adultos e também entre idosos como Tetê Brandolim, que ajudou a realizar o sonho de ler e escrever aos 82 anos. Com esse trabalho tão amoroso, Tetê viu o mundo se ampliar e se tornou artista plástica. Hoje, vende suas colagens em várias cidades pelo Brasil. Três de suas obras moram em Boston, na casa do brasileiro Antonio Gomes. Mas esta é outra história, que vou contar em breve, aqui, no Conexão Planeta.

Mais informações sobre o curso

Para saber mais detalhes do curso E agora, Pro?, escreva para Zuzu – zuzu@planetariasol.com.br ou ligue (011) 2935-0867. Agora, assista ao vídeo em que Jany explica seu novo curso em detalhes.

Foto: Geralt/Pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE