
Certamente 2020 ficará marcado na história da humanidade. Do dia para a noite, uma pandemia tomou conta do planeta. Um vírus começou a fazer suas primeiras vítimas em Wuhan, na China, e rapidamente foi se espalhando pelo mundo. Um ano após o SARS-CoV-2 ser apontado como o responsável pela COVID-19 mais de 1,5 milhão de pessoas morreram por causa da doença e mais de 60 milhões já foram infectadas.
De repente, o ser humano se viu obrigado a ficar confinado dentro de casa, usar máscaras de proteção, olhar o próximo com desconfiança, afinal, qualquer um, sem saber, poderia estar contaminado pelo coronavírus.
Nesse ‘novo normal’, as janelas reais e as digitais se tornaram companheiras do dia a dia de milhões de pessoas. E imagens que apareciam pelas telas nos mostraram o que acontecia em 2020, um ano que parece nunca ter começado…
Hoje, o jornal americano The New York Times fez uma seleção de 12 imagens que, para a publicação, retratam esse ano tão difícil. Entre elas, aparecem duas do fotojornalista brasileiro Victor Moriyama – uma delas, a que abre este texto, registrou os protestos em São Paulo, quando moradores de prédios foram para as janelas bater panelas contra a inação do governo federal em lidar com a pandemia.
A outra fotografia, logo abaixo, mostra um cemitério, onde familiares de uma vítima da COVID-19 se despedem de um ente querido e coveiros trabalham sem parar para abrir e fechar novas valas.

Além do The New York Times, Victor Moriyama também é colaborador do The Wall Street Journal, Le Monde, Bloomberg, Libération, The Guardian, El País e Der Spiegel. O profissional é ainda colunista do El País Brasil.
Baseado em São Paulo, o fotojornalista documenta temas vitais para o Brasil atual: desmatamento, desigualdade social, povos indígenas.
As demais imagens escolhidas pelo The New York Times para ilustrarem 2020 revelam momentos da política americana – a derrocada de Donald Trump perante uma pandemia que está fora de controle nos Estados Unidos (já são quase 300 mil mortos), a vitória de Joe Biden na corrida presidencial e os protestos contra o racismo (veja a reportagem completa neste link).
Leia também:
150 Fotos para São Paulo: fotógrafos doam obras para ajudar pessoas carentes em meio à pandemia de coronavírus
150 Fotos pela Bahia: profissionais doam imagens para arrecadar fundos e atender projetos sociais vulneráveis devido à pandemia
Fotografias por Minas: 300 profissionais doam imagens para arrecadar fundos e atender projetos sociais vulneráveis devido à pandemia
Fotos: Victor Moriyama