Sempre que chega o final do ano, a renomada publicação americana Time divulga uma série de listas com os nomes de pessoas que foram as mais influentes em diversas áreas no ano que passou. Recentemente a revista anunciou os escolhidos em 2021 como “Next Generation Leaders”, em português, “Líderes da Nova Geração”. E entre os 20 indicados estão duas brasileiras: a cantora carioca Iza e a vereadora paulistana Erika Hilton.
Isabela Cristina Correia de Lima Lima, a Iza, tem 30 anos e já foi chamada de “Beyoncé brasileira”. Ela é descrita como uma cantora de pop, que usa o microfone e sua música para lutar contra o racismo no Brasil. “Minha responsabilidade é pesada. Pessoas morrem por causa do racismo todos os dias no país”, diz ela.
A Time ressalta que quase 56% dos brasileiros se identificam como negros, fazendo com que o país abrigue a maior população de descendentes de africanos fora da África. “Mas os negros são amplamente sub-representados no Congresso e entre executivos de empresas e são amplamente super-representados entre as vítimas de assassinato e vítimas de homicídios cometidos pela polícia”, escreve a publicação.
Aos 27 anos, a vereadora Erika Hilton foi a primeira mulher trans a ser eleita para a Câmara Municipal de São Paulo. Ativista pelos direitos da comunidade LGBTQI+, ela passou por muitas dificuldades até chegar onde se encontra hoje. Foi expulsa de casa, aos 14 anos, quando falou sobre sua identidade sexual, viveu durante seis anos na rua e só sobreviveu durante esse período através da prostituição.
“Acho que depois da experiência com a violência e o abandono na rua, minha voz ficou ainda mais forte, porque senti que precisava me afirmar ainda mais”, contou ela à reportagem da Time.
Força ela tem, sem dúvida. Nas eleições de 2020, conseguiu o maior número de votos do que qualquer outra candidata do país.
Na seleção da Time, Erika e Iza aparecem ao lado de nomes como o ator americano Timothée Chalamet, a escritora nigeriana Akwaeke Emezi, a ativista do Chad pelos direitos dos povos indígenas Hindou Ibrahim e a prefeita afegã Zarifa Ghafari (a lista completa você encontra aqui).
Fotos: divulgação Time/Marcelo Correia/Redux (Iza) e Pétala Lopes (Erika)