Este ano, na lista dos 100 Latinos Mais Comprometidos com a Ação Climática, coordenada pela Fundação Sachamama, dos EUA, com o apoio de organizações como o WWF e a The Nature Conservancy, a quase totalidade dos brasileiros indicados esteve na lista de 2023. A única novidade é o comunicador, ativista e DJ indígena Eric Terena, (na foto acima). Com ele, sete dos escolhidos são lideranças dos povos originários.
Em 2014, fundou com amigos o coletivo Mídia Índia (que mudou de nome: Mídia Indígena) e, um tempo depois, se afastou do jornalismo diária para se dedicar mais à música – mistura canções indígenas com canções contemporâneas – e “conquistar” o Brasil e o mundo (tem colaborado com o DJ Alok, entre outros), sem abandonar sua expertise de comunicador.
Eric é membro da iniciativa Youth4Climate – como Greta Thumberg – e, nas conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas, tem realizado a cobertura audiovisual da participação de lideranças indígenas do Brasil.
Os demais ativistas do Brasil (imagem abaixo) fizeram parte da primeira lista de latinos indicados, lançada no ano passado, como contamos aqui. São eles: a ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara, a deputada federal Célia Xakriabá, as lideranças Txai Suruí, Artemísia Xakriabá, Puyr Tembé e Priscila Tapajowara, além da modelo e ativista ambiental Gisele Bündchen, o climatologista Carlos Nobre e do empresário Luiz Seabra, da Natura Cosméticos.
Entre os homenageados de outros países, destaco três personalidades: o Papa Francisco, que é argentino e, com sua encíclica ‘Laudato Si’, promoveu a consciencialização sobre o cuidado da nossa “casa comum”, a Terra (motivo de sua inclusão na lista de 2023); a costa-riquenha Cristiana Figueres, líder global em mudanças climáticas, que foi secretária executiva da Conferência do Clima das Nações Unidas de 2010 a 2016; e o primeiro jovem defensor do meio ambiente e da ação climática na América Latina e no Caribe – nomeado pelo UNICEF –, Francisco Javier Vera Manzanares, sobre o qual já contamos aqui, em 2021.
Ameaçado de morte aos 11 anos, esse menino sorridente e muito animado foi homenageado pela ONU em 2021 e, na COP26, no mesmo ano, participou de painel no qual leu (e entregou) uma carta redigida e assinada por meninos e meninas com soluções para a crise climática.
A lista
O objetivo da Fundação Sachamama com a seleção anual dos 100 Latinos Mais Comprometidos com a Ação Climática é fortalecer a voz desses povos no movimento pelo clima, ao reconhecer figuras públicas que se destacam pelo compromisso incansável na luta contra a crise climática e na promoção da sustentabilidade, em diferentes áreas: ativismo, comunicação, direitos ambientais, políticas públicas, ciência e impacto corporativo.
O ranking é elaborado pela Sachamama em parceria com a agência de notícias EFE, e já nomeou líderes que representam mais de 20 países e que alcançaram mais de 350 milhões de pessoas com suas mensagens por um mundo melhor.
__________
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.
Imagem: montagem com fotos de divulgação/Fundação Sachamama
* créditos das fotos: Mídia Ninja (Sonia Guajajara), Volvo Environmental Prize (Carlos Nobre), Edgar Kaynako (Célia Xakriabá), Luiz Seabra (Natura/divulgação), Gabriel Ushida (Txai Suruí), reprodução do Instagram (Gisele Bündchen, Puyr Tembé e Artemísia Xakriabá) e Adria Tavares/divulgação (Priscila Tapajoura)