PUBLICIDADE

Bela Gil e Bel Coelho aceitam desafio lançado pela ONU para chefs de cozinha criarem receitas fáceis e acessíveis com painço

Você já comeu painço? Ou é daquelas pessoas que pensam que esse tipo de milho, conhecido também como milheto, só serve para alimentar passarinhos? Pois saiba que, além de saboroso e nutritivo rico em proteínas –, ele também é versátil, possibilitando a elaboração de diferentes receitas, tanto salgadas, substituindo muito bem o arroz, como doces.

Por isso, como faz todos os anos na 75ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em março de 2021 a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, instituiu o ano de 2023 como o Ano Internacional do Milho Painço.

E, em fevereiro, lançou um desafio para chefs de qualquer parte do mundo – o Global Chefs Challenge (veja em #IYM2023) – para criarem receitas fáceis e acessíveis com o ingrediente, ajudando a incentivar o consumo. Além disso, a organização quer ajudar a promover a produção sustentável desse milheto.

Entre os chefs que aderiram ao desafio da ONU estão duas brasileiras – Bela Gil, do restaurante Camélia Òdòdó, e Bel Coelho, do Cuia Restaurante e do Clandestino, todos em São Paulo – que emprestam seu olhar especial para este ingrediente tão versátil.

PUBLICIDADE

Bela foi a primeira a aceitar o ‘convite’ da FAO e criou três pratos: purê de painço com couve-flor e alho-poró “como acompanhamento delicioso”, bolinhos de painço com pesto “para petiscar” e creme de chocolate com painço, “para adoçar” (fotos abaixo).

Bolinhos de painço com pesto, purê de painço com couve-flor e alho-por e creme de chocolate com painço: receitas da Bela Gil / Foto: reprodução do Instagram

Pena que ela não compartilhou as receitas no post que publicou no Instagram (veja no final deste post). Marcou a FAO, convidou os internautas a criarem uma receita com o milho e compartilhá-la e convidou a amiga Bel, que topou prontamente a participar do desafio e criou o Painço de Legumes.

Para apresentar o prato, ela gravou um vídeo muito bacana, em inglês, no qual relata a alegria de participar dessa iniciativa, destacando seus ingredientes e dando detalhes da receita (transcreveu para a legenda em inglês e, nos comentários, em português).

Painço com vegetais e curry, a receita de Bel Coelho…hummm / Foto: reprodução de vídeo

“Fui desafiada pela minha amiga Bela Gil para criar uma receita com painço, sim, aquele milho bem miudinho muito utilizado na alimentação animal. O que pouca gente sabe é que ele é delicioso e vai bem em vários preparos, além de ser substancioso”, escreveu.

“Neste vídeo eu ensino a fazer o painço com vegetais e curry, mas você pode usar os legumes que tiver em casa. O painço lembra um pouco o cuscuz e a quinoa. Espero que gostem!”.

Assista ao vídeo no final deste post, mas, antes, anote a receita:

INGREDIENTES
300 gr de painço
80 ml de azeite extra virgem 
300 gr de shiitake cortado em 4 e sem o cabinho
1 cebola média, fatiada fina ou em Julienne 
2 dentes de alho picado 
1 colher de sopa de gengibre picado 
300 gr de ervilha torta, previamente branqueado 
15 a 20 gr de curry 
50 gr de lascas de amêndoas tostadas
Salsinha picada a gosto 
Cebolinha picada a gosto 
Sal a gosto 

PREPARO
Cozinhe o painço em água fervente por 18 minutos e escorra. Em frigideira ou wok, esquente o azeite adicione os cogumelos até que fiquem dourados. Acrescente as cebolas, alho e gengibre e deixe que dourem ligeiramente também. Adicione as ervilhas tortas, salsinha, amêndoas e curry. Tempere com sal a gosto e sirva. 

Receita de tortilla de um italiano que vive em Londres

Além dos pratos pensados por Bela e Bel, selecionei o de um expert em alimentação natural, que não é chef, mas acompanho no Instagram desde que escrevi sobre a transformação que ele implementou em sua vida e na sua dieta durante a pandemia.

É o tatuador Alessandro Vitale que, no auge desse período, em 2020, confinado, resolveu fazer uma horta no terraço do prédio onde mora, em Walthamstow (Londres, Inglaterra) para não depender de restaurantes e de delivery para se alimentar.

Alessandro Vitale na horta que desenvolveu num pequeno pátio no prédio onde mora, durante a pandemia, que o inspirou a criar a marca de produtos Spicy Moustache / Foto: Divulgação

O negócio deu tão certo que ele abandonou o trabalho de tatuador e criou um canal no YouTube com o nome da marca de seus produtosSpicy Moustache (Bigode Apimentdo) -, no qual compartilha dicas de jardinagem urbana e incentiva seus seguidores a criarem espaços verdes urbanos em qualquer cantinho do Reino Unido.

No Instagram, ele dá dicas e receitas de dar água na boca, como esta que ele dedicou ao desafio da ONU: Tortillas de Painço. “Para o Ano Internacional dos Millets, estou colaborando com a FAO no Desafio dos Chefs no qual cozinheiros de todo o mundo experimentam receitas usando qualquer tipo de painço. Não sou chef, mas adorei participar com uma receita caseira usando ingredientes baratos para que qualquer um possa fazer”.

Tortillas de Millets, por Alessandro Vitale da Spicy Moustache / Foto: reprodução de vídeo

Como sempre, Alessandro gravou um vídeo que você pode assistir no final deste post, mas já segue aqui a receita completa, passo-a-passo:

TORTILLAS
– 1 e1/2 xícaras de painço
– água para ele ficar macio
– uma mão cheia de espinafre
– salsa, sal, pimenta, alho poró e azeite.
PASSO A PASSO: Deixe o painço de molho durante a noite. Use liquidificador para combinar todos os ingredientes. Se ficar muito grosso, adicione duas colheres de água por vez. Numa panela, aqueça uma colher de chá de azeite para que a sua tortilla não grude. Despeje de 3 a 4 colheres da massa para fazer uma pequena tortilla. Use uma colher para espalhar a massa e dar-lhe forma, pois é muito grossa e não se espalha uniformemente.

RECHEIO DE COGUMELOS
– 500g de cogumelos à sua escolha
– 1 cebola média
– dois dentes de alho picados
– sal, pimenta, salsa e azeite.
PASSO A PASSO: Refogue a cebola com alho e azeite até dourar e ficar macio. Adicione os cogumelos e especiarias e cozinhe por cerca de 5 min em fogo médio. Continue a mexer para que nada fique grudado no fundo da panela e queime.

MOLHO ROSA BECHAMEL
– 3 colheres de manteiga vegana
– 3 colheres de farinha
– 2 copos de leite de soja
– 1/2 colher de colher de pimenta preta moída
– 3/4 colher de chá de noz-moscada
– para colorir, uma 1 batata roxa pequena ou uma beterraba já cozida.
PASSO A PASSO: Numa panela em fogo baixo, derreta a manteiga com um pouco do leite. Coloque lentamente o restante do leite e os temperos e ferva até engrossar. Bata o molho bechamel no liquidificador com a beterraba até obter uma textura agradável. Conserve na geladeira por até 5 dias.

Para ver outras receitas com painço, de chefs da África, Índia, Espanha e de outros países e continentes, navegue pelo Instagram da FAO.

Desenvolvimento Sustentável

A celebração anual dedicada ao milho painço é uma oportunidade única de sensibilização e atenção para os benefícios nutricionais e sanitários do consumo desse grão, bem como a sua aptidão para o cultivo em condições climáticas adversas.

Foto: Irina Semibratova/Pixabay

Na atualidade, os diversos tipos de painços existentes são importante fonte de alimentação para milhões de pessoas na África subsaariana e na Ásia, fazendo parte da cultura e das tradições de povos indígenas, além de apoiarem a segurança alimentar.

Podem, ainda, desempenhar papel importante na capacitação de pequenos agricultores, em nível local e global, ajudando a impulsionar o desenvolvimento sustentável, à redução ou eliminação da fome, a adaptação às mudanças climáticas, a promoção da biodiversidade e a transformação de sistemas agroalimentares em qualquer lugar do mundo.

Com o objetivo de promover o aumento da produção de painço, o Ano Internacional também contribuirá para o alcance dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Agora, veja os posts dos três chefs no Instagram:

Foto (destaque): Irina Semibratova/Pixabay (painço) e reproduções do Instagram (Bela e Bel)

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor