É assim que milhões de animais ficam todos os dias nos oceanos do planeta. Presos e enroscados no lixo plástico que nós, seres humanos, despejamos no mar. São toneladas e toneladas de resíduos que estão tirando a vida de peixes, tartarugas, baleias e aves, que confundem lixo com alimento.
Em uma ação de alerta sobre o problema, a Menos 1 Lixo convidou Victor Fasano para fazer um ensaio fotográfico, embaixo d’água. O ator, que é um ativista pelo meio ambiente, aparece nu, com os pés enrolados em sacolas plásticas, e boiando como se estivesse morto.
A foto faz parte da websérie “Mares Limpos”, idealizada por Fe Cortez, criadora da Menos 1 Lixo. O nome vem da campanha mundial da ONU Meio Ambiente, e da qual, ela é parceira no Brasil.
A ideia da foto de Fasano é chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas parem de usar objetos descartáveis como talheres, sacolas e canudos plásticos e copos e embalagens de isopor.
Lançada internacionalmente em 2016, a campanha tem como objetivo estimular governos, empresas e consumidores do mundo inteiro a mudar seu comportamento para evitar o uso de plástico e assim sendo, diminuir a poluição dos oceanos.
A cada ano, 8 milhões de toneladas desse material são despejadas nos oceanos. Entre 60% a 90% destes resíduos são produzidos com diferentes tipos de polímeros (substâncias químicas usadas na fabricação do plástico). Só em 2015, o homem produziu 322 milhões de toneladas de plástico, o equivalente a mais de 900 edifícios do tamanho do Empire State, de Nova York.
Caso você ainda não se convenceu da proporção do impacto ambiental dessa matéria-prima, seguem dois outros fatos: resíduos plásticos são nocivos para 600 espécies de animais marinhos e até 2050, estima-se que 99% das aves marinhas terão lixo plástico em seus organismos.
Leia também:
Bactéria que come plástico PET pode ser solução contra poluição?
Transformar plástico em energia: solução para acabar com o lixo nos oceanos?
Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta
Lixo plástico ameaça 99% das aves marinhas
Foto: reprodução internet (Facebook Victor Fasano)