Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta

ilhas de lixo no oceano

A garrafa vazia, a embalagem de comida, o bola que furou. Depois de um lindo dia na praia, muitas pessoas esquecem de recolher o lixo que ficou jogado ali na areia. Mas quando a maré sobe, todos estes dejetos acabam sendo levados para o mar. Assim como os banhistas, embarcações que navegam pelos mares também usam a água do mar como lixeira. E a cada novo resíduo descartado no oceano, aumentam ainda mais as imensas ilhas de lixo do planeta.

Recentemente, a Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou um vídeo impressionante. Ele mostra como estas gigantescas lixeiras foram se formando em cinco pontos do oceano, ao longo dos últimos 35 anos. Estas áreas concentram uma quantidade enorme de detritos, que vão gradualmente aumentando sua extensão.

O que acreditava-se até pouco tempo era que estas ilhas eram móveis. Todavia, os pesquisadores sabem agora é que estão localizadas em cinco regiões subtropicais, onde as correntes marinhas se encontram. Nelas, o que há é principalmente resíduos de plásticos, micropartículas que já foram parcialmente decompostas pelos raios do sol.

ILHAS DE LIXO

Um estudo internacional, realizado no ano passado pela organização não-governamental 5 Gyres, denunciou que há mais de 5 trilhões de pedaços – grande e pequenos – de plásticos flutuando pelos oceanos do planeta. Seriam cerca de 269 mil toneladas de resíduos, que foram jogadas em nossos mares.

Segundo a pesquisa, que envolveu cientistas de seis países e coletou dados de 24 expedições ao redor do mundo, o plástico encontrado em maior quantidade é de redes de pesca e restos de boias. Mas os pesquisadores acharam também toneladas de garrafas, plásticos, escovas de dentes e uma série de outros detritos.

Além de matar peixes e outras espécies marinhas, o lixo acumulado nos mares contamina a água e acaba afetando também a qualidade do que comemos. É um grande círculo vicioso, já que estamos todos conectados. Por isso, evite usar embalagens plásticas e quando o fizer, sempre descarte no lugar certo.

Imagem: reprodução vídeo youtube

3 comentários em “Vídeo da Nasa revela ilhas de lixo no planeta

  • 19 de novembro de 2017 em 1:35 PM
    Permalink

    A NASA enxerga o lixo aqui em baixo. Que bom, porém eles estão largando lixo ao redor da terra formando um cinturão que irá num futuro, bem próximo, prejudicar todos os seres humanos. Vai chegar o momento de fugir da terra e não vamos conseguir. Morreremos pelas mãos daqueles que foram os primeiros a irem ao espaço de forma irresponsável. Acorda mundo, pois podemos não ter futuro.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2017 em 10:53 AM
    Permalink

    Não há dúvidas da importância do combate ao descarte do lixo no mar. Contudo temos enormes problemas da gestão da Zona Costeira e Marinha do Brasil, onde há enormes conflitos pelo uso e ocupação deste espaço. A solução destes conflitos são mais importante e precede a atenção dos governos em se preocuparem com o lixo marinho.

    Resposta
  • 12 de junho de 2019 em 12:00 AM
    Permalink

    Olha do lado da America do Sul ( Brasil), e onde tem mais lixo.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.