Aprovada lei que autoriza moradores de rua a levar animais de estimação para abrigos no Rio de Janeiro

Aprovada lei que autoriza moradores de rua a levar animais de estimação para abrigos no Rio de Janeiro

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou no último dia 23 de junho o projeto de lei 6.963/2021 que permite que moradores de rua possam entrar em abrigos acompanhados de seus animais de estimação. A proposta, que foi apresentada pelo vereador Dr. Marcos Paulo, já havia sido votada em abril pelos representantes da casa, mas quando seguiu em frente para receber a sanção do prefeito Eduardo Paes, acabou sendo vetada.

Todavia, os vereadores decidiram derrubar o veto da prefeitura e promulgaram a nova lei, que já está em vigor. Segundo o texto, “Os abrigos emergenciais, casas de passagem, albergues e centro de serviços destinados ao atendimento das pessoas em situação de rua, públicos ou privados que mantenham convênio, parceria ou contrato com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, deverão disponibilizar espaço para permanência dos animais domésticos sob responsabilidade dos usuários”.

Ainda de acordo com a nova lei, os administradores desses locais devem fazer encaminhamento do morador de rua para um espaço dotado de infraestrutura necessária ao acolhimento do animal. Além disso, também deverá ser disponibilizada ração aos mesmos.

O objetivo da lei 6.963 é garantir a saúde emocional dessas pessoas, que já vivem numa situação tão difícil e vulnerável, e muitas vezes consideram os bichos como sua única família e ponto de apoio, assim como reduzir o número de animais abandonados nas ruas da cidade.

“Quem vive nas ruas já sofreu muitas perdas, os vínculos afetivos não existem mais e, muitas vezes, o animal de estimação representa a permanência de um último vínculo. Afastar o tutor de seu animal de estimação é desumano e fomenta ainda mais a prática do abandono. O Rio de Janeiro ainda precisa avançar nas políticas públicas para a população de rua e a defesa animal, mas sem dúvidas, a aprovação desta lei é um passo importante neste sentido”, afirmou Marcos Paulo, que é presidente da Comissão de Saúde Animal e membro da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara do Rio de Janeiro.

Em março de 2019, já havia sido aprovada uma lei na capital fluminense que permitia a visita de animais de estimação em hospitais da cidade.

Leia também:
‘Casulo pra Rua’: estilista desenvolve sacos de dormir impermeáveis para moradores de rua e cria movimento solidário
No lugar de pedras, flores! Padre Júli
o Lancellotti faz protesto pelos moradores de rua e contra ação hostil da prefeitura e comove o país
Nova lei libera embarque de pequenos animais em transporte público de São Paulo
Cachorros preferem carinho à comida, revela estudo da Universidade de Atlanta
Amigo não se compra, adota
Grande rede de pet shops anuncia que só terá cães e gatos para adoção. Não vai mais vendê-los!

Foto: Anoir Chafik/unsplash

Um comentário em “Aprovada lei que autoriza moradores de rua a levar animais de estimação para abrigos no Rio de Janeiro

  • 2 de julho de 2021 em 8:20 AM
    Permalink

    Perfeito. Na pobreza ou na riqueza amigos sao inseparáveis.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.