A nova versão da novela Pantanal está levando até a casa de milhões de brasileiros um pouco mais sobre este bioma tão mágico: a maior planície alagável de água doce do mundo e considerado um Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Assim como os telespectadores, os artistas que fazem parte do elenco também se encantaram com a região, entre eles, Juliana Paes, que interpretou a personagem Maria Marruá, aquela que “virava onça”.
Depois que encerrou sua participação na novela, Juliana voltou mais uma vez ao Pantanal. Quis conhecer mais sobre os projetos ambientais que são realizados por lá. Um dos que recebeu a sua visita foi o desenvolvido pelo Instituto Arara Azul.
Fundado há mais de três décadas pela bióloga Neiva Guedes, o instituto trabalha pela conservação da arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus). Com 1 metro de comprimento, da ponta do bico até a ponta da cauda, ela é a maior espécie no mundo da família Psittacidae. Vive em grupo, em bandos de 10 a 30 indivíduos. Na região do Pantanal, 90% dos seus ninhos são encontrados nas árvores de manduvi e reutilizados por elas de ano para ano.
Para proteger essas aves, a equipe da organização estuda seu comportamento, maneja e recupera ninhos naturais e artificiais e, acima de tudo, envolve moradores locais nas ações de preservação e divulga a importância de manter as araras livres na natureza.
Agora, Juliana se une a esse trabalho também!
“Ser Embaixadora do Instituto Arara Azul é estar levantando uma bandeira com muito orgulho. Sabemos que todos nós, neste planeta, estamos interligados e dependemos da biodiversidade para sobrevivermos com qualidade. A arara azul é um símbolo desta biodiversidade, pois após estar à beira da extinção teve sua população recuperada, através de muito esforço e dedicação do instituto”, disse. “Porém, a luta continua, precisamos mantê-la , pois é uma espécie frágil. Outras espécies, com um papel também importante, tanto quanto a arara azul, têm a atenção do instituto através de seus projetos. E, por reconhecer este esforço e pelo instituto reconhecer que eu posso ajudar, assumo este papel de Embaixadora. Porém, conto com todos vocês para me ajudarem a cumprir esta missão!”.
Abaixo, um vídeo divulgado pela jornalista Claudia Gaiger junto com Juliana. Nele, ela ressalta que é importante aproveitar este momento, em que a novela está no ar e os brasileiros estão tão envolvidos com o Pantanal e seus animais, para reforçamos a necessidade de preservá-lo agora:
Juliana Paes visitou a base de pesquisa do Instituto Arara Azul no Refúgio Ecológico Caiman, no Mato Grosso do Sul. Lá, além de aprender mais sobre o trabalho dos biólogos junto com as araras, também participou do plantio de uma muda de manduvi. A atriz batizou a árvore de “Marruá”.
Juliana, com a muda de manduvi
A seguir, um vídeo que mostra o lindo trabalho que vem sendo feito há mais de 30 anos pelo Instituto Arara Azul:
Leia também:
Biólogos conseguem registrar o momento único do primeiro voo de um filhote de arara-azul
Matí: a onça-pintada que é estrela da novela Pantanal
O Pantanal das águas, do fogo e das milhares de aves
Inspirados pelo remake de ‘Pantanal’, pesquisadores criam novela online para contar histórias verídicas (e divertidas) de antas que vivem no bioma
Fotos: divulgação Instituto Arara Azul