PUBLICIDADE

Após 24 anos, espécie de pequeno pássaro de garganta amarela é observada novamente

Após 24 anos, espécie de pequeno pássaro de garganta amarela é observada novamente

Olhando assim ele até parece um pássaro comum. Mais uma espécie de canário, que vemos em nossos quintais. Mas não. Essa pequena ave de tom esverdeado e de garganta amarela estava na lista internacional daquelas desaparecidas, as Dez Mais Procuradas no Mundo, a Search for Lost Birds. Desde 1999, que nenhum indivíduo do Xanthomixis tenebrosa era avistado em Madagascar, o único lugar do planeta onde ele é encontrado. Foram 24 anos desaparecido.

Mas graças a uma expedição de cientistas realizada nesse país insular, situado perto da costa sudeste da África, o Bernieria tenebrosa foi redescoberto. Pesquisadores da organização The Peregrine Fund acharam dois espécimes dele, um em dezembro do ano passado e outro, agora em janeiro.

“Agora que encontramos o Bernieria tenebrosa e entendemos melhor o habitat em que vive, podemos procurá-lo em outras partes de Madagascar e obter informações importantes sobre sua ecologia e biologia”, diz Lily-Arison Rene de Roland, diretor do Peregrine Fund e líder de expedição. “Ainda há muita biodiversidade a descobrir em Madagascar”.

Os pesquisadores relatam que, infelizmente, grande parte da paisagem por onde a expedição passou sofre com desmatamento. Árvores foram derrubadas para dar espaço às plantações de baunilha, já que o país se tornou o maior produtor mundial dessa iguaria, uma das mais cara do mercado global.

PUBLICIDADE

O passarinho misterioso, que tem o hábito de pular pelo chão, foi avistado próximo a uma área densa de floresta, perto de um rio.

“Se essas aves sempre preferem áreas próximas a rios, isso pode ajudar a explicar por que a espécie foi negligenciada por tanto tempo”, afirma John C. Mittermeier, diretor do Programa de Pássaros Perdidos da American Bird Conservancy. “A observação de pássaros em florestas tropicais tem tudo a ver com ouvir seus canto e, portanto, você naturalmente tende a evitar passar o tempo perto a rios caudalosos, onde não consegue ouvir nada”.

O outro espécime observado foi através do uso de redes de captura, mas logo em seguida, foi libertado. Os ornitólogos suspeitam que a espécie tenha como habitat esse tipo de ambiente úmido, vegetação ao lado de cursos d’água, por ser mais fácil de encontrar alimentos, como insetos.

Após 24 anos, espécie de pequeno pássaro de garganta amarela é observada novamente

Lily-Arison Rene de Roland segurando brevemente o pássaro raríssimo
(Foto: John C. Mittermeier)

Agora os cientistas pretendem realizar uma nova expedição, entre setembro e outubro, quando é a época de reprodução das aves, e assim descobrir mais sobre seus hábitos e comportamento.

O projeto Search for the Lost Birds foi iniciado em 2021 e conta com a participação da Re:wild, American Bird Conservancy e BirdLife International. Na lista estão incluídas aves que não foram avistadas por pelo menos dez anos. Este é o segundo pássaro que foi redescoberto até o momento.

Após 24 anos, espécie de pequeno pássaro de garganta amarela é observada novamente

Área onde o pássaro foi redescoberto
(Foto: John C. Mittermeier)

Leia também:
Beija-flor que não era visto há mais de 10 anos e já considerado extinto é observado em área de montanha na Colômbia
A brasileiríssima rolinha-do-planalto, uma das aves mais raras do mundo, é redescoberta no Cerrado
Sem ser vista por quase 100 anos, espécie de magnólia é redescoberta em florestas do Haiti
Após mais de 50 anos, borboleta considerada extinta é redescoberta no Reino Unido
Após 40 anos, espécie de morcego que acreditava-se estar extinta é redescoberta

Foto de abertura: John C. Mittermeier

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor