*Texto atualizado em 06/12/23
O Parque das Aves revelou que os filhotes oriundos dos ovos apreendidos pela Polícia Federal são da espécie conhecida como tucano-toco, o tucanuçu (Ramphastos toco), considerada a maior espécie entre os tucanos.
Segue abaixo o texto original da reportagem.
———————————————————————————–
Os filhotes são o resultado de um caso absurdo – a apreensão pela Polícia Federal de ovos de aves que estavam dentro do sutiã de uma passageira no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná, em outubro – e por essa razão, acabaram se tornando conhecidos no Brasil todo.
No total eram oito ovos e a mulher de nacionalidade argentina alegou que seriam de codorna e para “consumo próprio”. Mesmo assim ela foi liberada e saiu do país.
Os ovos foram encaminhados então para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Um deles acabou quebrado e outro teve morte embrionária. Todavia, os demais foram colocados numa incubadora e eclodiram.
Desde então, a equipe do parque tem divulgado atualizações sobre o desenvolvimento dos filhotes, como este feito há poucas semanas, quando eles estavam fortes, saudáveis e começando a ter as primeiras penas.
E dias atrás o Parque das Aves lançou um desafio para os internautas: qual será a espécie dos filhotinhos?
Embora inicialmente tenha-se acreditado que eles eram tucanos, os biólogos esclareceram que até então era cedo para confirmar essa hipótese. O que se tinha certeza é que eles pertenciam à família dos ranfastídeos, que inclui aves como os tucanos e os araçaris.
Agora como eles já estão emplumados e com características mais marcantes, quem sabe você quer dar um palpite? O desafio foi lançado no perfil do Parque das Aves no Instagram, é só checar lá.
A resposta para a pergunta será respondida na semana que vem!
Leia também:
Biólogo flagra primeiros momentos de um filhote de tucano, ainda no ninho, observando o mundo lá fora
Tucano brasileiro ganha prótese de resina no bico feita em impressora 3D
Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, recebe certificação internacional por projeto de conservação da jacutinga
Foto de abertura: divulgação Parque das Aves