Parece até difícil de acreditar, ainda mais quando durante alguns dias neste ano e, em 2023, Manaus esteve entre as cidades com a pior qualidade de ar do mundo por causa das queimadas e da estiagem, contudo, a capital do Amazonas acaba de aparecer em segundo lugar num ranking com as metrópoles com os menores índices de poluição do planeta. E outras duas capitais brasileiras figuram entre as 20 primeiras posições.
O ranking, elaborado pelo site britânico Auto Trader, classificou as cidades com base em uma pontuação de índice de qualidade do ar, levando em conta concentrações de partículas poluentes no ar, como dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio, coletadas pela plataforma Open Weather Map, duas vezes por ano, durante um período de três anos.
De acordo com o levantamento, que avaliou 393 cidades, Funafuti, capital de Tuvalu, país insular localizado na Polinésia, na Oceania, está em primeiro lugar, com a melhor qualidade de ar. Logo em seguida é citada Manaus. Mais abaixo, nas 14a e 16a posições estão Salvador (BA) e Recife (PE) – veja lista completa ao final deste texto.
O que todas as cidades campeãs do ranking têm em comum é sua localização: estão situadas próximas do mar, ou literalmente, na costa, ou ainda, perto de grandes florestas, como a Amazônia, como é o caso de Manaus, que se beneficia da purificação da atmosfera feita pelas árvores (quando não são derrubadas ou sofrem com incêndios, e aí, o efeito é contrário).
De acordo com o estudo, moradores de países da Oceania respiram um ar menos poluído em comparação a cidadãos de outros lugares do globo. O continente abriga dez das 20 cidades com ar mais limpo do mundo.
Dados da Organização Mundial de Saúde alertam que a poluição do ar causou cerca de 6,7 milhões de mortes, só em 2019. Esses óbitos estão relacionados com doenças cardíacas, derrames, câncer de pulmão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e diabetes.
As principais fontes de poluição do ar incluem modos de transporte ineficientes, sobretudo aqueles movidos à combustíveis fósseis, como diesel e gasolina, queima de combustíveis domésticos para cozinhar, usinas elétricas a carvão, atividades agropecuárias e incineração de resíduos.
Cidades com a melhor qualidade do ar
- Funafuti (Tuvalu)
- Manaus (Brasil)
- Hobart (Austrália)
- Darwin (Austrália)
- Apia (Samoa)
- São Tomé (São Tomé e Príncipe)
- Nuku’alofa (Tonga)
- Sucre (Bolívia)
- Wellington (Nova Zelândia)
- Canberra (Austrália)
- Suva (Fiji)
- Christchurch (Nova Zelândia)
- Port Louis (Mauritius)
- Salvador (Brasil)
- Auckland (Nova Zelândia)
- Recife (Brasil)
- Edmonton (Canadá)
- Dodoma (Tanzânia)
- Antananarivo (Madagascar)
- Monbasa (Quênia)
————————–
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Poluição do ar: outro inimigo invisível, para o qual não temos vacina
Por um mundo em que crianças só percam o fôlego de tanto brincar… e não por conta da poluição do ar!
Caminhões e ônibus a diesel respondem por metade da poluição do ar em São Paulo
Estudo associa poluição do ar com má qualidade de espermatozoides
Foto de abertura: Jade Queiroz – MTUR – Flickr