PUBLICIDADE

Nobel da Paz vai para organização japonesa que luta pelo fim das armas nucleares

Nobel da Paz vai para organização japonesa que luta pelo fim das armas nucleares

Em um momento da história da humanidade em que o mundo convive com diversas guerras e conflitos, e aumentam as ameaças veladas sobre o possível uso de armas nucleares, o Comitê do Nobel da Paz anunciou na manhã desta sexta-feira (11/10) que o prêmio deste ano vai para organização japonesa Nihon Hidankyo, fundada por sobreviventes dos ataques a Hiroshima e Nagasaki.

“Este movimento popular de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, também conhecidos como Hibakusha, está recebendo o Prêmio da Paz por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar por meio de depoimentos de testemunhas que armas nucleares nunca devem ser usadas novamente”, afirmou o comitê norueguês.

Estima-se que mais de 500 mil pessoas morreram com os efeitos das bombas nucleares jogadas pelos Estados Unidos no Japão, em 1945. Entre 60 e 80 mil perderam a vida instantaneamente após a explosão em Hiroshima, em 6 de agosto, e outras 74 mil pereceram três dias depois, quando uma bomba de plutônio caiu sobre Nagasaki.

Registro que o mundo não deve jamais esquecer: o local exato onde a bomba de Nagasaki caiu
e a destruição sem precedentes causada
Foto: US Federal Govt, Public domain, via Wikimedia Commons

“Um dia, os Hibakusha não estarão mais entre nós como testemunhas da história. Mas com uma forte cultura de lembrança e compromisso contínuo, novas gerações no Japão estão levando adiante a experiência e a mensagem dos sobreviventes. Eles estão inspirando e educando pessoas ao redor do mundo. Dessa forma, eles estão ajudando a manter o tabu nuclear – uma pré-condição para um futuro pacífico para a humanidade”, declarou o comitê norueguês.

PUBLICIDADE

Ao longo das últimas décadas, a organização Nihon Hidankyo, criada em 1956, divulgou milhares de relatos de testemunhas e trabalhou arduamente pelo desarmamento nuclear, ao enviar, por exemplo, delegações anuais às Nações Unidas e a uma variedade de conferências pela paz.

Criança vítima da bomba de Nagasaki
Foto: Yamahata Yōsuke via Wikimedia Commons

Este ano o Instituto Nobel recebeu a nomeação de 286 pessoas e organizações para concorrer à premiação. A escolha do vencedor é feita por um grupo seleto de pessoas, composto por cidadãos noruegueses, incluindo representantes do governo da Noruega, professores universitários e vencedores anteriores do Nobel da Paz.

Segundo o instituto, a escolha da associação japonesa vai de encontro à visão de Alfred Nobel, o criado do prêmio, de que indivíduos comprometidos podem fazer a diferença. “Ao conceder o Prêmio Nobel da Paz deste ano a Nihon Hidankyo, o Comitê Nobel Norueguês deseja homenagear todos os sobreviventes que, apesar do sofrimento físico e das memórias dolorosas, escolheram usar sua experiência custosa para cultivar esperança e engajamento pela paz.”

——————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Ganhadores do Nobel da Paz fazem apelo pelo fim da guerra na Ucrânia e contra armas nucleares
Jornalista russo ganhador do Nobel da Paz doa U$ 103 milhões para crianças refugiadas da Ucrânia com leilão de medalha
Jornalistas palestinos são indicados ao Prêmio Nobel da Paz; entre eles Bisan Owda, que também concorre ao Emmy

Ilustração de abertura: Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE