PUBLICIDADE

Brigadistas combatem incêndio de grandes proporções no Parque Nacional de Brasília

Brigadistas combatem incêndio de grandes proporções no Parque Nacional de Brasília

Por Wellton Máximo*

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da manhã deste domingo (15/09). Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a ocorrência foi recebida às 11h24. Sete caminhões e uma aeronave estão sendo usados no combate às chamas.

De acordo com os bombeiros, ainda não é possível estimar a área afetada. A corporação, no entanto, confirmou que o incêndio é de grande porte. Vídeos nas redes sociais mostram que as chamas começaram próximo à Estrada Parque indústria e Abastecimento (Epia), entre a Granja do Torto e a Água Mineral.

Segundo o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, há indícios de que o incêndio seja criminoso.

PUBLICIDADE

O último grande incêndio no Parque Nacional de Brasília foi registrado em 2022. Na ocasião, o fogo consumiu 7,7 mil hectares, o equivalente a 20% da área. As chamas chegaram perto do reservatório de Santa Maria, o segundo maior do Distrito Federal e que abastece o Plano Piloto, a área central de Brasília.

Há uma semana, o Distrito Federal registrou grande incêndio na Floresta Nacional de Brasília (Flona). Em cinco dias, as chamas consumiram 2.586 hectares, equivalente a 45,85% da unidade de conservação. De acordo com o ICMBio, foi o pior incêndio no local nos últimos dez anos.

O Parque Nacional de Brasília é uma importante Unidade de Conservação (UC) do Cerrado brasileiro. Criada em 1961, um ano após a inauguração da capital, ela abrange uma área de pouco mais de 40 mil hectares e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção da fauna brasileira, entre elas, o tico-tico-do-mato (Coryphaspiza melanotis), o gato-maracajá (Leopardus pardalis mitis), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tatu-canastra (Priodontes maximus).

*Texto publicado originalmente no site da Agência Brasil em 15/09/24, com informações adicionais incluídas pela redação do Conexão Planeta

————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Onça-pintada e onça-parda são flagradas no Parque Nacional de Brasília
Anta morre enforcada em armadilha de caça no Parque Nacional de Brasília
Maior tatu do mundo é flagrado em raro registro no Parque Nacional de Brasília

Foto de abertura: Agência Brasil

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor