PUBLICIDADE

Gatos demonstram sinais de luto após morte de outro animal de estimação

Gatos demonstram sinais de luto após morte de outro animal de estimação

Apesar de terem a fama de serem antissociais e praticamente não demonstrarem afeto para com os seres humanos, um novo estudo sugere que gatos apresentam sinais de luto e tristeza quando um outro animal de estimação de seu ambiente familiar, incluindo cães, morre.

Pesquisadoras do Departamento de Psicologia da Universidade de Oakland University, nos Estados Unidos, analisaram as respostas dadas por mais de 400 tutores de gatos, em residências onde recentemente outro gato ou cachorro vivia e havido falecido há pouco tempo.

“Nossos resultados são consistentes com a ideia de que os gatos podem sofrer com a perda de animais de companhia de maneira semelhante a que os cães sentem, apesar de terem evoluído de um ancestral menos social”, escrevem as psicólogas Brittany Greene e Jennifer Vonk, no artigo científico publicado no jornal Applied Animal Behaviour Science.

Acredita-se que todos os gatos domésticos do mundo têm um ancestral comum, o gato selvagem Felis silvestris lybica, originário do Oriente Médio. Já todas as raças de cães que conhecemos hoje descendem de lobos antigos (Canis lupus).

PUBLICIDADE

“Enquanto os cães em geral respondem mais fortemente à morte de um membro da mesma espécie, os gatos sob cuidados humanos adaptaram-se para viver entre membros da mesma espécie e a sua capacidade de responder à perda de um companheiro merece um estudo mais aprofundado”, escreveram os autores.

De acordo com o levantamento realizado pelas pesquisadoras, semanas e mesmo meses após a morte do outro membro animal da casa, gatos demonstraram comportamentos atípicos, entre eles, como o aumento de vocalizações, falta de apetite, de sono ou perda do entusiasmo para brincar. E ainda, cheirando o local ou brinquedos do companheiro morto. Essas mesmas reações são consistentes com aquelas notadas em estudos anteriores, quando um cão reage à perda de outro cão, ressaltam as psicólogas.

Ainda segundo o estudo, quanto maior foi o tempo de convivência entre o gato e o animal falecido, mais os seus cuidadores relataram aumento na busca de atenção após a morte do outro.

“Enquanto os cães em geral respondem mais fortemente à morte de um membro da mesma espécie, os gatos sob cuidados humanos adaptaram-se para viver entre membros da mesma espécie e a sua capacidade de responder à perda de um companheiro merece um estudo mais aprofundado”, afirmam as autoras do artigo.

No mundo animal, o sentimento de luto é demonstrado por várias espécies, entre elas, elefantes, golfinhos, baleias e chimpanzés.

—————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Vídeo registra momento de luto e desespero de mãe golfinho ao lado do filhote sem vida

Orca que comoveu o mundo há dois anos, ao passar duas semanas carregando filhote morto, procria novamente
Filhote se agarra à mãe morta por leopardo em um dos flagrantes vencedores do concurso de fotografia da The Nature Conservancy

Foto de abertura: Cintya Marisa on Unsplash

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE