PUBLICIDADE

Ser humano é o predador mais temido do planeta, comprova novo estudo

Ser humano é o predador mais temido do planeta, comprova novo estudo

Ao ouvir vozes humanas, animais selvagens fogem rapidamente. Sejam leões nas savanas da África, texugos na Europa ou cangurus na Austrália, todos eles temem o que é considerado o maior predador do planeta. Vários experimentos nos últimos anos já tinham testado a hipótese e agora um novo estudo dá a prova definitiva do medo que espécies do mundo natural têm do homem.

Em uma floresta de eucaliptos na Tasmânia, habitat de diversas espécies de marsupiais, pesquisadores instalaram armadilhas fotográficas, com equipamentos de áudio acoplados, para reproduzir gravações de sons feitos por outros animais, como cães, diabos-da-tasmânia, lobos e… vozes humanas! Os aparelhos eram acionados por sensores.

Como resultado da análise, a probabilidade dos marsupiais fugirem diante dos sons humanos foi 2,4 maior em comparação às vocalizações dos demais animais.

Os cientistas ressaltaram que todas as espécies de marsupiais presentes demonstravam o mesmo tipo de comportamento; o temor frente à chegada de humanos.

PUBLICIDADE

“Estes resultados expandem enormemente a crescente evidência de que a vida selvagem em todo o mundo percebe os seres humanos como o predador mais assustador do planeta”, afirma Liana Zanette, professora de biologia da Western University de Ontário, no Canadá, e uma das coautoras do estudo. “Pode-se esperar que o medo substancial dos humanos demonstrado aqui, e em experiências recentes comparáveis, tenha consequências ecológicas dramáticas, porque outra investigação estabeleceu que o próprio medo pode reduzir o número de animais selvagens e causar impactos em cascata em múltiplas espécies.”

Liana lembra que outros estudos globais já demonstraram que os humanos matam presas em taxas muito mais altas do que outros predadores, tornando-nos ‘superpredadores’. “Somos ‘o assassino invisível’, na medida em que nem sempre nos consideramos um grande predador, muito menos o mais perigoso, mas a vida selvagem pensa claramente de forma diferente – e reconhece-nos pelo que somos.”

*Com informações e entrevistas contidas no texto de divulgação da Western University

———————-

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Material radioativo é injetado em chifres de rinocerontes para combater a caça ilegal
Mesmo sob duras críticas, Islândia anuncia nova cota para a caça de baleias
Japão quer incluir mais uma espécie de baleia, a segunda maior do mundo, na lista de caça permitida
Caçador atropela, captura, amordaça, exibe, tortura e mata loba, gerando revolta em Wyoming, nos EUA

Foto de abertura: Penny por Pixabay

Comentários
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Adriana Soares
Adriana Soares
10 meses atrás

Bico calado, muito cuidado, que o homem vem aí…

Notícias Relacionadas
Sobre o autor