PUBLICIDADE

Material radioativo é injetado em chifres de rinocerontes para combater a caça ilegal

Material radioativo é injetado em chifres de rinocerontes para combater a caça ilegal

A cada 20 horas um rinoceronte morre na África do Sul por causa do seu chifre. A estatística chocante revela a barbárie envolvida no tráfico criminoso de animais silvestres e suas partes. Depois de retirado, o chifre é contrabandeado para outros países, onde atende a demanda desse “produto” que, transformado em pó, é utilizado, principalmente, na medicina tradicional asiática.

Atualmente o chifre de rinoceronte é a mercadoria mais valiosa no comércio do mercado ilegal, com um valor ainda mais elevado do que o ouro, diamantes ou a cocaína.

“Infelizmente os chifres de rinoceronte desempenham um papel importante no financiamento de uma ampla variedade de atividades criminosas em todo o mundo”, diz James Larkin, professor da Unidade de Radiação e Saúde Física da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, na África do Sul.

PUBLICIDADE

Larkin é um dos idealizadores de um projeto inédito no mundo que pretende combater o tráfico através da injeção nos chifres de minúsculas doses de radioisótopos, que emitem radiação. De acordo com os pesquisadores envolvidos no Rhisotope Project, o material não é tóxico e a quantidade utilizada não trará nenhum problema para a saúde do animal, contudo, ao tentarem passar com os chifres por detectores de metais em aeroportos, portos ou fronteiras terrestres, os traficantes serão parados porque os equipamentos irão soar o alerta.

Além disso, a expectativa também é que contendo o material radioativo, o pó não poderá ser empregado em medicamentos alternativos.

“Em última análise, o objetivo é tentar desvalorizar o chifre aos olhos dos utilizadores finais, ao mesmo tempo que torna os chifres mais fáceis de detectar à medida que são contrabandeados através das fronteiras”, explica Larkin.

Material radioativo é injetado em chifres de rinocerontes para combater a caça ilegal

Projeto conta com a participação de especialistas de diversas áreas
Foto: Wits – University of the Witwatersrand

Nessa fase inicial do projeto, 20 rinocerontes do Limpopo rhino orphanage receberam os radioisótopos em pequenos furos feitos em seus chifres. Durante os próximos seis meses eles serão monitorados, com checagens frequentes de sinais vitais e outros exames, para se ter a certeza de que a substância radioativa não está trazendo nenhum efeito colateral.

Material radioativo é injetado em chifres de rinocerontes para combater a caça ilegal

Com o rinoceronte sedado, pequenos furos são feitos em seu chifre
Foto: Wits – University of the Witwatersrand

Apesar de parecer uma estratégia extrema, os especialistas ressaltam que nada até agora funcionou para deter os traficantes e a caça aos rinocerontes. Nos últimos anos foi adotada a técnica do corte dos chifres, todavia, após 18 meses eles crescem, e o animal precisa ser sedado e passar pelo procedimento novamente.

De acordo com a equipe do Rhisotope Project, os radioisótopos têm validade de cinco anos e o custo do implante é mais barato do que o corte dos chifres.

Em 2008, 10 mil rinocerontes foram mortos na África do Sul. Desde então o número diminuiu, mas ainda é alarmantemente alto. De acordo com o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC), a comercialização de animais selvagens é classificada como uma das maiores e mais lucrativas atividades de crime organizado transnacional do mundo, ficando atrás apenas, em volume, do tráfico de drogas e do de seres humanos e de armas.

*Com informações e entrevistas contidas no texto de divulgação da Universidade de Witwatersrand

———————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Tráfico ilegal ameaça 4 mil espécies de plantas e animais, revela novo relatório global
Chifres de rinocerontes diminuíram de tamanho no último século, provavelmente consequência da caça por humanos
Caçadores de rinocerontes passarão 25 anos na prisão, em condenação histórica na África do Sul
Caçadores de rinocerontes são devorados por leões na África do Sul

Foto de abertura: Byrdyak, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucinélio Santos da Mata
Lucinélio Santos da Mata
16 dias atrás

Prbns.Anjos de Deus q amam a sua criação

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE