PUBLICIDADE

Estocolmo proíbe circulação de veículos movidos a gasolina ou diesel no centro da cidade

Estocolmo proíbe circulação de veículos movidos a gasolina ou diesel no centro da cidade

Estocolmo, capital da Suécia, e lar da ativista pelo clima Greta Thunberg, acaba de anunciar uma nova medida para combater a crise climática e reduzir a poluição: a partir de 31 de dezembro de 2024 ficará proibida a circulação de veículos movidos a gasolina ou a diesel no centro da cidade.

Com a nova regra, Estocolmo quer banir carros movidos a combustíveis fósseis de trafegar pelo centro. Segundo a prefeitura, a área engloba 20 quarteirões, onde estão localizados o coração financeiro e de compras da cidade. Apenas carros elétricos e a gas poderão circular ali.

Após a implementação, ao final do ano que vem, será decidido que a área de 180 mil m2 será ampliada. Além disso, a região histórica de Gamla Stan se tornará zona livre de carros, ou seja, só terá pedestres e ciclistas.

“Hoje em dia o ar em Estocolmo faz com que bebês tenham problemas pulmonares e que idosos morram prematuramente. Precisamos eliminar os gases de escape nocivos dos automóveis a gasolina e diesel. É por isso que estamos a introduzir a zona de baixas emissões mais ambiciosa até está data”, afirmou Lars Stromgren, vice-prefeito para o setor de transportes.

PUBLICIDADE

Todavia, haverá algumas exceções. Vans maiores, com motor híbrido, além de veículos da polícia, ambulâncias e com pessoas deficientes, serão permitidos nessa área, mesmo que não sejam elétricos.

O Partido Verde, junto com uma coalizão, tem o poder sobre a administração municipal de Estocolmo.

Em 2017, a Suécia assumiu um compromisso de ser carbono neutra até 2045.

Outras capitais europeias já adotaram medidas similares. Em 2021, Madrid anunciou a proibição de carros poluentes no centro, mas com leis mais brandas, e anos antes foi a vez de Oslo, que inclusive, será a primeira cidade do mundo a ter todo transporte público elétrico.

Leia também:
Jornal da Suécia anuncia que não aceita mais publicidade associada a combustíveis fósseis
Suécia anuncia investimento milionário em energias renováveis

*Com informações dos sites The Guardian e Euronews.Green

Foto de abertura: pixabay/creative commons

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor