PUBLICIDADE

Um ano depois, lobo-guará que quase morreu por causa de sarna sarcóptica está forte e saudável na natureza

Um ano depois, lobo-guará que quase morreu por causa de sarna sarcóptica está forte e saudável na natureza

Os registros feitos em abril de 2022 mostram o estado alarmante de saúde que o lobo-guará estava. Magérrimo, sem pelo, o animal sofria com uma infestação por sarna sarcóptica. A equipe do projeto Amigo do Lobo recebeu um chamado da Fazenda Ambiental Fortaleza, em Mococa, no interior de São Paulo, para que ele pudesse ser resgatado.

Por fotos e vídeos, constatou-se que Sarney, como foi carinhosamente apelidado, precisava de tratamento urgente, caso contrário, ele morreria em breve.

Com a ajuda da organização Ampara Silvestre, os profissionais do Amigo do Lobo foram até a região para tentar capturar o lobo-guará. O trabalho não foi fácil, mas felizmente eles conseguiram achar Sarney. Ele foi medicado, recebeu uma coleira GPS para poder ser monitorado e devolvido à natureza.

Três semanas depois, o lobo foi capturado novamente e já demonstrava uma boa recuperação. A sarna sarcóptica ou escabiose é provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, um parasita microscópico que escava “túneis” na pele do hospedeiro. Os principais sintomas são coceira, vermelhidão, feridas e queda de pelos.

PUBLICIDADE

Altamente contagiosa, a doença dermatológica pode evoluir para outras infecções mais sérias, afetando a qualidade de vida do animal e em casos graves, causando o óbito.

Todavia, o tratamento completo da sarna sarcóptica envolve uma segunda dose do medicamento. Por isso mesmo, era necessário que Sarney fosse recapturado.

“Sua movimentação [através do GPS] mostrava que tudo ia bem. Mas nunca mais o encontramos. Então desde setembro a equipe tentava recapturá-lo. Fizeram novas campanhas de captura com os recursos da doação da campanha #semsarnaprasecocar em novembro e dezembro… sem sucesso”, contou a Amigo do Lobo em suas redes sociais.

Um ano depois, lobo-guará que quase morreu por causa de sarna sarcóptica está forte e saudável na natureza

Sarney, já peludo e forte novamente
(Foto: Rogerio Cunha)

Apesar da bateria da coleira ter acabado, felizmente, no final de abril, os profissionais da organização localizaram o animal.

“Sarney está lindo, saudável e bravo. Está vivo graças ao trabalho em conjunto. Agradecemos à Ampara Silvestre e à Fazenda Ambiental Fortaleza pelo apoio fundamental para chegarmos a tempo de socorrê-lo. Agradecemos o apoio dos doadores da campanha que confiaram e continuam confiando no nosso trabalho. Esse lobo hoje está vivo, cumprindo seu papel no mundo porque juntamos nosso amor pelos bichos e porque mais uma vez a união fez a força. Juntos caminhamos para mudar o mundo desses bichos”, agradeceu a Amigo do Lobo.

Um ano depois, lobo-guará que quase morreu por causa de sarna sarcóptica está forte e saudável na natureza

Antes e depois, graças aos medicamentos e a união de vários parceiros
(Fotos: Rogerio Cunha)

Leia também:
Dois meses após soltura na natureza, o lobo-guará Canelinha já desbravou mais de 680 km
Homem descobre que o “cão” resgatado na rua era, na verdade, um filhote de lobo-guará
Armadilhas fotográficas e colares GPS ajudam biólogos a acompanhar crescimento de filhotes de lobo-guará no maior parque nacional da Argentina
Resgatada com menos de um mês de vida, Pequi ganha enfim a liberdade no Cerrado

Fotos de abertura: Rogerio Cunha

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor