Parece até montagem, mas não é. Mas já adianto, essa história tem final feliz. Bombeiros foram chamados para ajudar um guaxinim que ficou com a cabeça presa num bueiro na cidade de Harrison, perto de Detroit, nos Estados Unidos. Quando chegaram ao local, eles ficaram perplexos ao constatar a situação.
Só era possível ver a cabeça do animal saindo da tampa do esgoto. Logo no começo os bombeiros passaram sabão no pescoço do guaxinim para ver se conseguiam liberá-lo. Mas a estratégia não funcionou.
A segunda ideia foi tentar serrar o bueiro de ferro, mas houve receio que o animal fosse ferido.
“Estávamos tentando todos os tipos de opções para não machucá-lo, mas ele estava muito preso”, contou o bombeiro Brian Lorkowski em entrevista ao site MLive.
Por final, surgiu a tentativa de usar óleo de cozinha no corpo do guaxinim. E funcionou! O animal conseguiu sair são e salvo da tampa do bueiro!
O caso é um bom lembrete de que, em qualquer lugar, quando se encontra um animal selvagem, sozinho, acuado ou machucado, a primeira coisa a se fazer é ligar para os bombeiros ou ao órgão ambiental local para solucionar o problema. A recomendação é ainda mais importante no caso de filhotes porque na maioria das vezes os pais estão por perto e voltarão em breve.
Abaixo selecionei algumas matérias que dão dicas importantes sobre isso:
Encontrei um animal silvestre: o que fazer?
#DeixeOBichoNoMato: se encontrar um filhote, não tire ele da natureza!
Filhote de harpia encontrado em estrada de Rondônia é devolvido a seu ninho
*Com informações da Good News Network
Foto: Brian Lorkowski/Harrison Township Fire Department