
Os tempos mudaram. No passado, circos viajavam de cidade em cidade com seus shows, que tinham entre as atrações principais, animais “treinados”, como leões, tigres, elefantes, macacos e tantos outros. Todavia, nos bastidores, sabe-se atualmente, que para dar saltos e fazer malabarismos, na maioria das vezes, esses bichos sofriam maus-tratos e agressões.
Por esta razão, nos últimos anos, em muitos países proibiu-se a utilização de animais em espetáculos circenses. Foi o caso dos Estados Unidos, em 2016, ao banir os elefantes dos picadeiros e de Portugal, no ano passado, quando o parlamento do país anunciou que circos estavam proibidos de utilizar animais selvagens, de 40 espécies diferentes, em seus shows (leia mais aqui).
Mas será que com isso, a magia do circo irá morrer? Ou então, que a beleza e o encantamentos dos animais não farão mais parte desses espetáculos?
O circo alemão Roncalli prova que não. E agora, oferece ao público uma apresentação ainda mais fascinante. Imagens holográficas em tamanho gigante substituem os animais reais. Um elefante enorme toma conta do picadeiro. Depois é a vez da corrida dos cavalos, que trotam em frente aos espectadores.

O holograma do elefante no centro do picadeiro:
imagem impressionante!

A magia do show dos cavalos iluminados
Além dos hologramas, o show utiliza também bichos de pelúcia e panos.


Desde 1990 o Roncalli já não tinha mais animais selvagens em cena. Em 2018, foi a vez de dar adeus aos cavalos. Agora, com tecnologia e criatividade, ele diz ‘não’ à crueldade e ao sofrimento animal.
Bravo!
Leia também:
Projeto de lei quer proibir novos zoológicos e aquários em São Paulo e mudar regras dos já existentes
Artistas retratam sofrimento de animais na campanha e exposição “Sinta na Pele”
Aquário de Vancouver é proibido de manter golfinhos e baleias em cativeiro
Gigante do turismo para de vender pacotes para parques com orcas em cativeiro
Animais de atrações turísticas de Bali sofrem abusos e maus-tratos, denuncia organização internacional
Fotos: divulgação Circus Roncalli