PUBLICIDADE

O que é que a floresta tem? Feira de ingredientes e cultura indígena e quilombola valoriza economia que vem da mata

Em um único dia, o Instituto Socioambiental (ISA) e o Instituto Atá – com o apoio do Fundo Amazônia/BNDES e da União Europeia – vão mostrar O que é que a Floresta Tem. Será em 5/8, próximo sábado, no Mercado de Pinheiros, em São Paulo, em uma feira com ingredientes produzidos pelos índios que vivem às margens do Rio Negro (no noroeste amazônico, no Amazonas), em Rorâima e no Xingu (Mato Grosso), por extrativistas paraenses, da Terra do Meio, e também por comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (no interior de São Paulo). Vamos?

Vai ter pimenta dos índios Baniwa, óleo de pequi dos índios Kisêdjê, mel dos índios do Xingu (premiado pela ONU), cogumelos Yanomami (na foto abaixo e que já foram apresentados em um dos primeiros livros da Enciclopédia de Alimentos Yanomami), além de frutas, sementes, farinhas, castanhas e outros produtos coletados e beneficiados por não só por índios, mas outros povos tradicionais.

Tudo com direito a degustação! E mais: apresentações do grupo Fandango do quilombo Morro Seco.Quanta diversidade reunida para fortalecer a economia que valoriza a floresta! Com esse encontro, será apresentado o resultado do trabalho que tem sido realizado pelos dois institutos com o apoio de seus parceiros para gerar renda e fortalecer a gestão de cada território.

Para destacar a história da Terra Indígena do Xingu e suas cadeias produtivas, além da Rede de Sementes do Xinguiniciativa criada para valorizar a floresta e que utiliza mais de 200 espécies para reflorestar nascentes e matas ciliares do Rio Xingu – e a produção da Terra do Meio, no Pará, será lançado o livro Xingu: histórias dos produtos da floresta, organizado pelo ISA.

A obra reúne narrativas que também fazem parte do minidocumentário A Economia do Conhecimento da Floresta e será exibido durante a feira.

O primeiro filme em realidade virtual realizado no Xingu – Fogo na Floresta, sobre o qual já falei aqui no Conexão Planeta – também poderá ser assistido pelos visitantes, durante todo o dia.

Agora, anote as informações para não perder esta oportunidade:
– O que? Feira O que é que a Floresta Tem?
– Quando? 5/8/2017, das 11h às 16h
– Onde? Mercado de Pinheiros – Box Amazônia e Mata Atlântica: Rua Pedro Cristi, 89, São Paulo, SP.

Fotos: Rogério Assis (destaque) e Moreno Saraiva/Divulgação

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE