Armadilhas fotográficas são um dos maiores instrumentos que pesquisadores têm para monitorar e conhecer melhor os hábitos de animais selvagens. Geralmente acopladas em troncos de árvores ou arbustos, elas ficam escondidas, para que passem despercebidas pelos bichos. Mas nem sempre isso acontece. Foi o que aconteceu com um urso curioso em um parque no estado de Colorado, nos Estados Unidos.
Intrigado com o equipamento, o urso preto ativou o sensor da câmera centenas de vezes, fazendo com centenas de “selfies” suas fossem tiradas.
“Recentemente, um urso descobriu uma câmera que usamos para monitorar a vida selvagem no espaço aberto de Boulder. Das 580 fotos capturadas, cerca de 400 foram selfies dele ????”, compartilhou a equipe do Boulder Open Space and Mountain Parks em suas redes sociais.
Rapidamente as imagens do urso nos mais diferentes ângulos – de frente, de lado, olhando para cima – , viralizaram nas redes sociais.
O animal acabou de ganhando o apelido de “Selfie Bear”.
“Armadilhas fotográficas nos ajudam a saber quais animais estão por aí e o que eles estão fazendo ao longo de um dia, uma semana ou até anos. E, às vezes, isso significa tirar um monte de selfies, assim como nós”, brincou a equipe do parque de Boulder.
No mundo todo existem oito espécies de ursos: polar, panda, negro americano, negro asiático, malaio, beiçudo, de óculos e o marrom. Este último, chamado de grizzly bear nos Estados Unidos, e os que vivem no Ártico, são os mais ferozes dentre todos.
Uma das 400 fotos tiradas pelo “Selfie Bear”
Curiosidades sobre os ursos pretos
– Cor: a maioria deles não é preta, mas marrom e, até bege, ou marrom avermelhada;
– Dieta: principalmente gramíneas e frutas vermelhas, mas as nozes são seu alimento preferido no outono;
– Hibernação: temperatura corporal reduzida, pulsação e respiração economizam energia;
– Reprodução: as fêmeas dão à luz, enquanto em hibernação, a uma ninhada de um a três filhotes;
– Jovens: os filhotes permanecem com a mãe até os 16 a 17 meses de idade
Leia também:
18 ‘selfies animais’ no Pantanal
A história por trás da selfie de gorilas que viralizou nas redes sociais
Antes e depois da hibernação: competição popular elege o urso mais gorducho de parque no Alaska
Polícia da Califórnia busca um urso de mais de 200 kg e muito faminto, que já invadiu quase 30 casas
Fotos: divulgação Boulder OSMP
Fiquei impressionada com suas atitudes bem esperta de fazer poses para a câmara. Parece até que ele sabia o que é uma câmara; quem sabe ele já viu alguns fotógrafos fazer isso com seus amigos ursos!