
Durante mais de um século, a saíra-apunhalada (Nemosia rourei) permaneceu conhecida por um único exemplar, capturado em 1870, em Minas Gerais, e enviado para o Museu de História Natural de Berlim. Sua característica mais marcante é a mancha de cor vermelho sangue, no meio do peito branco, de onde se originou seu nome popular. Todavia, esse belíssimo exemplar da fauna brasileira – a espécie só é encontrada na Mata Atlântica e em nenhum outro lugar do mundo -, é considerada uma das aves mais ameaçadas do planeta.
Por muito tempo acreditou-se que a saíra-apunhalada tinha sido extinta, contudo, em 1990, cinco indivíduos foram redescobertos no Espírito Santo. Mas graças a esforços de conservação, pouco a pouco essa minúscula população apresenta crescimento. Hoje o total de aves chega a 20, divididos em dois grupos que vivem na região serrana do estado. Mesmo assim, a espécie ainda é classificada como ‘criticamente em perigo, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), ou seja, um estágio antes de desaparecer completamente da natureza.
Para chamar a atenção sobre esse pássaro tão ameaçado, várias instituições que fazem parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Mata Atlântica, o PAN Aves da Mata Atlântica, aproveitam a celebração do Dia das Aves, em 5 de outubro, para lançar a campanha Somos Todos Saíra-apunhalada.
“Esta campanha é muito importante para que mais pessoas conheçam a saíra-apunhalada, pois só assim conseguimos sensibilizar o público sobre a necessidade da sua conservação. Ao conhecermos mais sobre a espécie e sua vulnerabilidade, as pessoas se conectam emocionalmente com a causa, o que é fundamental para incentivar a conservação e engajá-las em ações que protejam o seu ambiente natural, que é a Mata Atlântica,” diz Gabriela Possato, supervisora pedagógica da área de Educação para Conservação do Parque das Aves, uma das instituições engajadas na campanha.
A campanha Somos Todos Saíra-apunhalada consiste em uma série de postagens nas redes sociais e também, trabalho de educação ambiental com ações presenciais para envolver a comunidade dos locais onde as organizações envolvidas na iniciativa atuam.

e a marcante mancha vermelha no peito
Foto: João Linhares
Desde 2020, o Instituto Marcos Daniel (IMD) desenvolve o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA) para realizar pesquisas, monitoramento e mobilização social em prol da conservação da espécie e do seu habitat.
“Em 2021, vários especialistas em conservação se reuniram e criaram o Plano de Ação e Estratégias de Manejo Integrado para a Conservação da Saíra-apunhalada. Esse plano, estabelecido de forma coletiva, elencou seis objetivos principais com metas específicas, desde o monitoramento até a comunicação. Desde então, todas as ações do programa são orientadas por este documento, ressaltando a importância de integrar-se ao PAN Aves da Mata Atlântica para a conservação eficaz da espécie. O aumento da população de saíra-apunhalada é apenas um dos resultados positivos desse trabalho em conjunto”, explica Eduardo Araújo Barbosa, analista ambiental do CEMAVE e coordenador do PAN Aves da Mata Atlântica.
*Com informações divulgadas pelo Parque das Aves e do site WikiAves
———————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Brasil é o segundo país com mais espécies de aves ameaçadas no mundo, revela novo e alarmante relatório global
Foto de abertura: Marcos Guedes
Eu tenho empresa no oeste baiano e era comum, no meu quintal, aparecerem esses pássaros.
Mas, de uns 15 anos para cá, desapareceram.
Boa tarde, a foto 2 é de minha autoria João Linhares
Oi João,
Desculpe-nos o erro, o crédito já foi corrigido.
Abraço,
Suzana
Aqui no meu Sítio Laura de Vicunha no Distrito de Jacadigo em Corumba MS tem 4 desses pássaros Sairão Apunhalado. Muito bonito a Espécie em extinção. Vou cuidar muito os pássaros
Com as queimadas com certeza está extinta de vez, junto com muitas outras espécies
Parabéns! Apoio integralmente
Pessoal confunde a saíra apunhalada com galo de campina
São animais bem distintos.O galo de campina,abundante em todo o Nordeste tem a crista vermelha.
O Galo de Campina é diferente, mas para o leigo pode parecer igu
Boa tarde, falta os grupos sociais, igrejas, escolas, associações de moradores e outros se movimentarem numa luta .As vezes fico me perguntando por que somos tão omissos quando vemos um inocente pássaro preso , e o seu canto é desesperador, e depois triste e com um tempo eles se calam , numa gaiola e não fazemos nada , e os governantes legalizando venda de aves , que mau exemplo .
Esta ave precisa de reforços desta especie para preservação.