PUBLICIDADE

Taiwan anuncia abate de mais de 100 mil iguanas-verde

Taiwan anuncia abate de mais de 100 mil iguanas-verde

A Agência de Florestas e Conservação da Natureza de Taiwan anunciou que irá promover o abate de 120 mil iguanas-verdes (Iguana iguana). Segundo as autoridades, a espécie nativa da América Central e do Caribe e que não tem predadores locais, se tornou uma praga em áreas de agricultura do país. Estima-se que 200 mil delas existam nas regiões centrais e sul da ilha asiática.

Iguanas são vendidas como animais de estimação, entretanto, quando crescem os machos podem atingir até 2 metros de comprimento e pesar 5 kg. Já as fêmeas conseguem colocar até 80 ovos por vez. E esses animais chegam a viver, em média 20 anos.

“Muitas pessoas as compraram como bichinhos fofos, sem perceber o quão grandes e longevos eles se tornariam, então os soltaram na natureza, onde eles realmente se adaptaram ao ambiente taiwanês”, disse Lee Chi-ya, representante do Departamento de Agricultura do condado de Pingtung. “Isso permitiu que elas se reproduzissem a uma taxa considerável, exigindo que as abatêssemos e restaurássemos o equilíbrio da natureza.”

Só no ano passado, de acordo com informações oficiais, 70 mil iguanas já foram mortas. O governo paga cerca de $15 por cada animal sem vida, quase R$ 90. A população está sendo estimulada a identificar locais de nidificação dos répteis e a recomendação é que o abate seja feito com lanças de pesca. Especialistas indicam que os meses de maio e junho são o de reprodução da espécie, quando larvas e filhotes são mais abundantes e vulneráveis.

PUBLICIDADE

Apesar de possuírem caudas, mandíbulas e dentes afiados como navalhas, iguanas-verdes não são agressivas aos seres humanos. Mas elas se alimentam principalmente de frutas, folhas e plantas e acabam destruindo florestas e plantações.

*Com informações da Associated Press e Al Jazeera

————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Espécies invasoras contribuíram em 60% das extinções de plantas e animais do planeta
Centenas de espécies da Amazônia estão sendo traficadas para Ásia, sobretudo a China: de onças e aves a sapos venenosos e peixes tropicais
Tráfico ilegal ameaça 4 mil espécies de plantas e animais, revela novo relatório global
Jogados em lagos, “peixinhos-dourados” de aquário ficam gigantes e se tornam ameaça para espécies nativas
Espécies invasoras causaram US$ 28,6 bilhões de prejuízos por ano no mundo, desde 1970

Foto de abertura: Freddie01 from Pixabay

Comentários
guest

21 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos
Carlos
1 dia atrás

Eu Sou Contra O Abate De Animais Silvestres, Eles Tem Vida, É O Próprio Homem Que Invadi O Abitat Deles Por Ganância!

Ednilson
Ednilson
1 dia atrás
Responder para  Carlos

Esses foram introduzidos. Não é o habitat deles.

Lucas
Lucas
1 dia atrás
Responder para  Carlos

Cara vc é burro! Isso não é animal silvestre, é fauna invasora… desestabiliza o meio ambiente que invade e prejudica as especies nativas… esses animais sao oriundos da america central e isso está acontecendo em taiwan… vc é muito burro!

José
José
10 horas atrás
Responder para  Carlos

É uma espécie invasora, deixa de ser idi.ota kkkk

João Paulo Gross
João Paulo Gross
1 dia atrás

Boa tarde, o país poderia na minha opinião exportar para o Brasil por exemplo para vendas, com valor acessível. Eu seria um que adquiria uma, alguns anos eu tive uma. Minha opinião. Obrigado

mariadejesussantiago768@gmail.com
mariadejesussantiago768@gmail.com
21 horas atrás
Responder para  João Paulo Gross

Vou lhe doar uma mucura de estimação

Elienki Hasamael
Elienki Hasamael
1 dia atrás

Que sacanagem! Deveria ser feito um esforço conjunto entre governos e ongs de conservação da natureza para realocar pelo menos maioria para os locais onde a espécie está ameaçada de extinção no seu continente de origem! Assim ajudando a repovoar essas áreas!

Lucas
Lucas
1 dia atrás
Responder para  Elienki Hasamael

Tu muito ignorante… Iguana em extinção? Esse bicho é uma praga … se reproduz indiscriminadamente, o problema é o contrário ao da extinção, seu alto numero populacional que prejudica outras espécies

José
José
10 horas atrás
Responder para  Elienki Hasamael

“Iguana-verde ameaçada de extinção”?! Kkkk já demonstrasse o quanto você não sabe do que está falando.

Yassuko Tsujino
Yassuko Tsujino
8 horas atrás
Responder para  Elienki Hasamael

Muito,muito legal a sua opinião!
Quantas vezes pensei o mesmo ao ver as tartaruguinhas de orelhas vermelhas sendo abatidas…é muito cruel ao ver que tudo para eles é apenas viver…os animais são tão indefesos perante os humanos….
Pregam o amor….mas perante a vida alheira não imaginam o quanto estão sendo cruéis…..

Pe. Admário Gama Cambrainha
Pe. Admário Gama Cambrainha
1 dia atrás

Quanta maldade e ignorância!

MIRIÃ
MIRIÃ
1 dia atrás

Muitos seres humanos têm a incapacidade de entender que invadimos o habitat de muitos animais silvestres, deixando-os sem opção. Nesse em caso em questão, os q compraram as iguanas como bichinhos de estimação e os ” descartaram, não tem consciência da maldade q lhes fizeram! A natureza clama por justiça!

Flavio de Souza Aguiar
Flavio de Souza Aguiar
1 dia atrás

É uma maldade tirar a vida de um animal. Deve existir uma outra forma de resolver o problema

Yassuko Tsujino
Yassuko Tsujino
8 horas atrás
Responder para  Flavio de Souza Aguiar

Você está com tudo! O melhor seria devolver los ao seu habitat Natal….

Gabriela
Gabriela
1 dia atrás

Quanta maldade e ignorância!! Preguiça do governo e das “”””ongs””””” de buscar realocar esses animais e encontrar meios de proteger as plantações. ABATER 170 MIL VIDAS? Isso deveria ser CRIME FEDERAL

Giza
Giza
1 dia atrás

Dêem uma chance a esses animais. Onde estão os órgãos responsáveis pela preservação de animais silvestres?

Triste tudo isso! 😢😢😢😞

José Luiz
José Luiz
22 horas atrás

No Brasil já vivemos isso com animais vindos de outros países como é o caso dos pardais,tilápias, javali. Atualmente o javali é uma praga destruindo tudo por onde o grupo passa. É um animal agressivo para o homem e outros animais. Mesmo sendo autorizado a caça esportiva dessa espécie não estão conseguindo reduzir significativamente a população desse animal, contudo é proibido a comercialização da carne por questões sanitárias. É triste, mas é necessário esse tipo de medida quando a espécie invasora coloca em risco outras especies. Na Venezuela o hipopótamo é uma espécie invasora e estão estudando um meio mais digno de resolver isso com a castração do animal, contudo, é muito caro e arriscado. Na Austrália a praga é o sapo cururu que é venenoso e está se espalhando por todo o país e pela quantidade de ovos por estação, está impossível o controle. O próprio homem é considerado uma espécie invasora, quando passou a dominar todos os lugares do planeta, destruindo outros espécies tanto animal quanto vegetal. Então, como fazer esse o controle populacional dessas especies? O homem acha que pode tudo, mas se esquece que ele faz parte de uma teia. Ao romper os fios dessa tela não vê que está se jogando gradativamente no precipício, não entende que está provocando sua própria destruição.

Yassuko Tsujino
Yassuko Tsujino
8 horas atrás
Responder para  José Luiz

Falou certo !!!!! Estou contigo!!!

Felipe
Felipe
20 horas atrás

Não dá pra comer a carne !?

Mary
Mary
9 horas atrás

Why dont you take tô This Animals
for another country? There are a Lot places they can lives. I think Its possible ! And not be so radical attitud

Cristina
Cristina
9 horas atrás

Praga é o ser humano!!!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor