A intenção da agência britânica Mother London era causar, sim! Mas, não à toa. Seus criativos queriam chamar a atenção para o preconceito que envolve o ato de amamentar em público – e já detonou inúmeras campanhas no Reino Unido. E aproveitaram uma data especial: o Dia das Mães, comemorado no último domingo, 26/3.
Assim, um seio gigante inflável foi instalado no telhado da agência e o distrito de Shoreditch, em Hackney, ao norte de Londres, ganhou novos ares. Nas paredes do mesmo prédio, cartazes estilo lambe-lambe com o manifesto da campanha: “Em todo o Reino Unido, milhares de mães se sentem observadas e julgadas ao alimentar seus filhos em público, seja no peito ou numa mamadeira. Esta é uma celebração pelo direito que toda mulher tem de escolher como e onde alimentar seus filhos sem se sentir culpada ou envergonhada”.
Ótima campanha para aumentar a consciência social em torno do estigma que envolve a amamentação, ainda. É para se indignar mesmo que, em pleno século XXI, ano de 2017, isso aconteça por lá ou em qualquer lugar do mundo. “Quaisquer que sejam suas escolhas na vida, as mães não devem ser julgadas e a alimentação dos bebês não pode continuar sendo um tabu”, comentou Ana Balarin, diretora executiva de criação da Mother (e mãe recente). “Com o seio gigante, quisemos mostrar como o preconceito é desproporcional”. Chega da ignorância!
Para circular pelas redes sociais, a campanha ganhou a hashtag #FreeTheFeed ou algo como “Liberte o alimento”, em tradução livre.
DNA engajado
Não é de hoje que campanhas engajadas fazem parte da trajetória da Mother London. A filosofia que orienta sua equipe é “fazer um grande trabalho, se divertir e ganhar a vida. Sempre nessa ordem”. E, por isso, ela tem um projeto que convida seus colaboradores a criar campanhas sobre temas pelos quais são pessoalmente tocados.
E ainda soa super bem que, tendo o nome de Mother (mãe em inglês), a agência se envolva em campanhas para marcar o dia das mães de um jeito diferente, inteligente, especial realmente, que convide a todos para refletir e debater.
A agência é considerada uma das mais criativas de Londres, Nova York e Buenos Aires, onde mantém escritórios, com um detalhe: é também a maior agência independente do Reino Unido.
Fotos: Divulgação/Mother London