PUBLICIDADE

Reserva de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira está entre novas unidades de conservação criadas pelo governo

Reserva de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira, no Amazonas, está entre novas unidades de conservação criadas pelo governo

O Brasil possui alguns dos primatas mais ameaçados do mundo e entre eles está o pequeno sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), que pode ser encontrado apenas em uma pequena área do estado do Amazonas e em nenhum outro lugar do mundo. A espécie é classificada como ‘criticamente em risco de extinção’, ou seja, um estágio antes de desaparecer por completo da vida selvagem, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Para ajudar nos esforços de conservação e tentar salvar esse macaquinho brasileiro da extinção, o governo federal anunciou na quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, a criação da unidade de conservação (UC) Refúgio de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira, uma área de 15,3 mil hectares, no município de Itacoatiara, no Amazonas.

Além dela, também foi criada a UC Monumento Natural das Cavernas de São Desidério, na Bahia, que tem como principal objetivo proteger cavernas e o patrimônio espeleológico da região.

PUBLICIDADE

Segundo comunicado divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, a área de 16 mil hectares abriga os maiores salão de caverna e lagos subterrâneos conhecidos no país, além de importantes sítios arqueológicos.

As duas novas unidades de conservação estão situadas em locais com altos índices de desmatamento e agora, ganhando amparo público para sua proteção, a expectativa é que a biodiversidade possa ser preservada.

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, passou a gerir a pasta, já foram criadas oito novas unidades de conservação, somando uma área total de 638 mil hectares.

Durante o evento realizado em Brasília ontem, no Palácio do Planalto, entre as várias medidas anunciadas para o setor, estava a instituição do Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais, o PróManguezal, que coordenará ações federais para conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos associados aos manguezais. A meta é não apenas proteger esses importantes habitats de vida marinha, mas garantir o sustento de mais de 500 mil famílias que dependem diretamente de seus recursos.

“Não é mais uma questão de ativista, não é mais uma questão universitária, não é mais uma questão, como se dizia antigamente, de bicho grilo. A questão ambiental é um chamamento à responsabilidade dos seres humanos, que são considerados de todas as espécies animais os mais inteligentes do planeta, para que não destruam a sua casa, para que não destruam o seu barco, para que não destruam o ar que respiram, para que não destruam a água que bebem”, disse Lula.

——————-

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Sauim-de-coleira: livro infanto-juvenil narra história real de luta pela sobrevivência em Manaus
Filhote de sauim-de-coleira, espécie criticamente ameaçada de extinção, nasce em zoológico de Brasília
Em estudo inédito no mundo, brasileiros descobrem que macaco da Amazônia muda vocalização para interagir com outra espécie

Foto de abertura: Whaldener Endo, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE