PUBLICIDADE

Projeto de translocação tenta garantir sobrevivência do lóris, um dos raríssimos mamíferos venenosos do planeta

Projeto de translocação tenta garantir sobrevivência do lóris, único mamífero venenoso do planeta

Difícil acreditar que esse animalzinho, que mais parece um bicho de pelúcia, com olhos enormes, possa ser perigoso. Mas o que poucos sabem é que o lóris, esse pequeno primata, que se locomove lentamente pelos galhos das árvores, e encontrado apenas em países da Ásia, é um dos únicos mamíferos venenosos do planeta.

O lóris-lento possui glândulas sudoríparas localizadas na parte interna dos cotovelos, que secretam uma toxina. Quando ameaçado, ele lambe essas glândulas, misturando essa toxina com sua saliva, tornando essa mistura venenosa.

Infelizmente, esse bichinho tão incrível é vítima do tráfico de animais silvestres, pois são vendidos como pets. Por isso mesmo há um grande esforço de conservação para protegê-los. Um deles está sendo realizado na Indonésia, lar do lóris-lento-de-java (Nycticebus javanicus).

Recentemente dez deles foram translocados, uma estratégia utilizada para repovoar uma região onde a espécie não ocorre mais ou então, mais segura para a sua sobrevivência.

PUBLICIDADE

Para o processo de translocação, que envolveu a parceria de diversas entidades públicas e organizações não-governamentais, entre elas a Agência de Conservação de Recursos Naturais de Java Ocidental e a International Animal Rescue, os animais primeiro passaram por um processo de quarentena, durante o qual foram realizados diversos exames para garantir seu bom estado de saúde.

Após essa etapa, os dez lóris receberam minúsculos colares GPS, para que possam ser monitorados por pesquisadores. Só depois disso é que eles foram soltos no Mount Kendeng National Park Resort, em Sukabumi, o novo lar dos machos Petruk, Yuda e Gareng e as sete fêmeas, Alon, Citas, Kunthi, Madrim, Bestari, Kajol e Loni.

“Esta soltura representa o ápice de esforços extensos e cuidadosos para resgatar, reabilitar e reintroduzir esses lóris-lentos na natureza. Esperamos que este marco não só beneficie o bem-estar dos animais, mas também contribua com dados valiosos para nossa compreensão e preservação das populações da espécie em Java”, diz Argitoe Ranting, diretor de operações da organização YIARI.

—————————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

*Este texto foi atualizado às 21h50 para corrigir a informação de que o lóris seria o único mamífero venenoso do planeta, na verdade ele é um dos únicos

Leia também:
Descoberta nova espécie de lóris pigmeu, pequeno primata de olhos grandes e hábitos noturnos

Foto de abertura: International Animal Rescue/Yayasan Inisiasi Alam Rehabilitasi Indonesia

Comentários
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José Leandro Pastore
José Leandro Pastore
15 dias atrás

A ideia e genial tem que monitorar e esperar muito provável que vai dar certo parabéns pela iniciativa

Notícias Relacionadas
Sobre o autor