PUBLICIDADE

Descoberta nova espécie de lóris pigmeu, pequeno primata de olhos grandes e hábitos noturnos

Descoberta nova espécie de lóris pigmeu, pequeno primata de olhos grandes e hábitos noturnos

Ele parece mais um bichinho de pelúcia. O lóris, esse pequeno mamífero primata, é encontrado apenas em países da Ásia. Com um pelo grosso, olhos enormes e sem rabo, ele se locomove lentamente pelos galhos das árvores, fazendo lembrar o movimento das preguiças. Durante o dia ele dorme e só quando o sol se põe é que esses animais se tornam ativos.

Além de ser muito difícil de ser avistado, o lóris é também vítima do tráfico de animais silvestres exóticos, vendidos como pets, por isso mesmo, pouco se conhece sobre ele. Atualmente existem cerca de oito espécies desses primatas descritas pela ciência e até então, apenas uma delas de lóris-pigmeu.

Mas recentemente pesquisadores do Museu de História Natural dos Estados Unidos anunciaram a descrição de uma nova espécie de lóris-pigmeu, o Xanthonycticebus intermedius, que tem como habitat as florestas do Vietnã. A descoberta foi feita após a análise e comparação entre diversos espécimes de coleções de museus do mundo todo.

Décadas atrás um primatologista vietnamita já tinha iniciado os estudos sobre a possível nova espécie, mas como a biologia molecular ainda estava engatinhando, sua pesquisa foi deixada de lado. Hoje com exames mais precisos de DNA, esse tipo de trabalho ficou muito mais fácil.

“A informação da descoberta da nova espécie já está sendo usada por parceiros de manejo de espécies no Vietnã, incluindo os principais centros de resgate, e as identificações genéticas dos animais quando eles chegam são integradas aos protocolos de resgate e soltura como parte do Plano de Ação de Conservação Nacional do Vietnã que cientistas e colaboradores ajudaram a desenvolver”, afirmou Mary Blair, diretora de pesquisa do Centro de Biodiversidade e Conservação do Museu e principal responsável pela descoberta, divulgada recentemente em artigo no jornal Genes.

A especialista ressaltou ainda que a descoberta tem implicações para o manejo de espécies e programas de reprodução em cativeiro de populações globais de lóris-pigmeus em locais como zoológicos.

Foto de abertura: Mary Blair/© AMNH

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE