PUBLICIDADE

Nena, muriqui-do-norte que havia fugido de projeto de conservação em Ibitipoca, é encontrada e capturada

Projeto de conservação do muriqui-do-norte procura Nena, que fugiu em Ibitipoca

*Texto atualizado em 28/02/24
Ótimas notícias: Nena foi encontrada e capturada, sã e salva, na manhã da quarta-feira!
Abaixo segue texto original da reportagem.

—————————————————————————————–

Há três semanas Nena fugiu do recinto onde vivia com outros muriquis-do-norte no distrito de Ibitipoca, em Lima Duarte, no interior de Minas Gerais. A fêmea, com cerca de nove anos, faz parte do grupo que mora na Muriqui House, um projeto de conservação desenvolvido pelo Muriqui Instituto de Biodiversidade, que tem como principal objetivo salvar essa espécie da extinção.

O muriqui-de-norte (Brachyteles hypoxanthus) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira, ou seja, só existe ali e em nenhum outro lugar do mundo. Infelizmente devido à destruição e fragmentação de seu habitat em florestas da Bahia, Rio de Janeiro e Minas, e da perda de diversidade genética, esse primata é considerado criticamente ameaçado de extinção, ou seja, um estágio antes de desaparecer da natureza. Estima-se que hoje restem menos de 900 indivíduos em vida livre.

Por isso é tão importante encontrar Nena! Sozinha ela corre risco de vida.

“Ela está perambulando pela região de Ibitipoca. Está perdida e precisamos da sua ajuda pra localizá-la!”, pede a equipe do projeto.

Além dos muriquis serem animais extremamente sociáveis e viverem em grupos – e na região não há outros -, na área onde Nena está perdida há pastos, plantações e estradas movimentadas, o que significa que ela está exposta a uma série de ameaças.

Esses macacos conseguem andar alguns quilômetros por dia, então quanto tempo mais passar, ela ficará mais distante e isso dificulta sua localização.

Nena foi resgatada ainda muito jovem e quando chegou à Muriqui House se adaptou muito bem. Segundo os biólogos do projeto, ela desempenha um papel social e ecológico muito importante ali.

Então, é hora de unir esforços para achar Nena! Qualquer notícia sobre seu paradeiro deve ser informada ao telefone (32) 9999 35040. E por favor, compartilhe esse texto nas suas redes sociais para que um número maior de pessoas tenha acesso a ele e a muriqui possa ser resgatada em segurança!

Projeto de conservação do muriqui-do-norte procura Nena, que fugiu em Ibitipoca

Nena está perdida e precisa de ajuda para ser encontrada
(Foto: Pricila Maria Pereira)

O muriqui é o maior primata do continente americano e o maior mamífero endêmico do Brasil. Em nosso país, são encontradas duas espécies: o muriqui-do-norte ou muriqui-de-minas, como Nena, e a Brachyteles arachnoides, observada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Paraná.

Leia também:
A história de Ecológica vira livro infantil para chamar a atenção sobre o muriqui-do-norte, espécie ameaçada que só existe no Brasil
Muriqui que vive sozinha há mais de 10 anos, isolada por causa do desmatamento, ganha enfim uma nova família

Descoberta de Esmeralda traz esperança para reprodução dos muriquis na Mata Atlântica

Foto de abertura: Pricila Maria Pereira

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE