
Em maio do ano passado, o artista britânico Banksy fez uma homenagem surpresa aos profissionais de saúde que estavam lutando contra a pandemia do coronavírus. Deixou pra eles uma obra inédita no University Hospital of Southampton, na Inglaterra. O desenho mostrava uma criança brincando com uma boneca, uma enfermeira, que vestia uma máscara, e parecia voar, como um super-herói. Em uma lixeira logo atrás do menino, estavam relegados, em segundo plano, um Batman e um Homem-Aranha.
Junto ao quadro, Banksy escreveu um bilhete: “Obrigado por tudo que vocês estão fazendo. Espero que isso ilumine um pouco o lugar, mesmo que seja apenas em preto e branco”.
A linda peça, que foi batizada de “Game Changer”, algo como “Virando o Jogo”, em tradução livre para o português, foi leiloada esta semana na famosa Christie’s. Com um valor inicial estimado entre £ 2,5 e 3,5 milhões, algo em torno de R$ 19 a 26 milhões, o desenho acabou sendo arrematado por £ 16,7 milhões, praticamente R$ 130 milhões, o maior já alcançado até hoje em um trabalho do artista.
O dinheiro será doado para organizações e instituições de caridade que trabalham em parceria com o sistema público de saúde britânico, o NHS.
No hospital de Southampton foi colocada uma cópia do desenho original.
Banksy é mundialmente conhecido por ser “desconhecido”. Ninguém conhece a real identidade do artista, que geralmente, na surdina da noite, produz seus grafites ou trabalhos em estêncil nas ruas da Inglaterra. Suas obras trazem críticas ou reflexões sobre temas sociais e econômicos da atualidade. Uma das mais famosas delas é o mural “Garota com o balão”, de 2002.
*Com informações do jornal The Guardian
Leia também:
Banksy compra barco para resgatar refugiados no Mar Mediterrâneo
Banksy grafita ratos e frases alusivas à pandemia em metrô de Londres
Banksy transforma Steve Jobs em imigrante, em campo de refugiados na França
Imagens: divulgação Banksy