É hora de #ficaremcasa! Não tem jeito! Se queremos evitar o avanço da pandemia de coronavírus, o COVID-19, precisamos ouvir as recomendações de médicos, especialistas de saúde e cientistas. Mas a mudança de rotina certamente não é fácil. Felizmente, há uma enorme gama de atividades e dicas na internet para entreter a todos, inclusive, a criançada. Algumas bem bacanas podem ser encontradas no canal de YouTube do Museu Catavento, de São Paulo.
Desde a semana passada, a equipe do museu, que tem como foco despertar a curiosidade de crianças, jovens e adultos sobre o universo da ciência, lançou uma série de vídeos chamada “Catavento em Casa”.
No primeiro episódio, por exemplo, a apresentadora usa tinta colorida para mostrar como é importante lavar as mãos direitinho para a prevenção não apenas do coronavírus, mas muitas outras doenças.
No segundo vídeo da série, há uma “aula”, de pouco mais de 7 minutos, explicando como montar um miniterrário, utilizando materiais simples, fáceis de se encontrar em casa e no jardim.
Ciência e diversão com linguagem moderna
Além do “Catavento em Casa”, no YouTube do museu paulista há outros vídeos legais, que revelam como funcionam algumas das principais atrações do local, como por exemplo, a Máquina de Wimshurst e o Gerador de Van de Graaff.
Mas o Museu Catavento não é o único canal digital que pode ser usado para divertir as crianças nesse período de quarentena, de uma maneira educativa e que promova a ciência.
Outra dica é o canal, também no YouTube, do site Manual do Mundo. Super conhecido e popular no Brasil entre a garotada (são mais de 13 milhões de seguidores), ele foi criado pelo jornalista Iberê Thenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro.
A linguagem do Manual do Mundo é super divertida e jovem, por isso atrai tanta gente da nova geração. Além de experiências científicas, o casal apresenta também curiosidades, receitas, desafios, pegadinhas, mágicas…
E se você tiver outras dicas de sites educativos para entreter a criançada, manda pra gente, que vamos incluindo aqui nessa matéria!
Leia também:
‘Cartas na Janela’: jogo nos convida a observar e brincar com a natureza durante a quarentena do coronavírus
Brincar de fazer comidinha é criar banquetes cheios de natureza e imaginação
As crianças e suas reflexões sobre o futuro
“Meu quintal é maior que o mundo”
Foto: reprodução Facebook Museu Catavento