PUBLICIDADE

Morre Loke, golfinho que compartilhou tanque com a orca Lolita

Morre Loke, golfinho que compartilhou tanque com a baleia Lolita

“Estamos profundamente tristes em anunciar a perda de Loke, a mais velha golfinho-de-lados-brancos-do-Pacífico. Identificada pelas distintas marcas escuras ao redor dos olhos, com 41 anos estimados – uma idade avançada para sua espécie e uma prova de sua resiliência, apesar dos desafios de saúde contínuos”, anunciou o Shedd Aquarium, dos Estados Unidos, em suas redes sociais.

Loke ainda era filhote quando foi tirada da natureza e passou sua vida inteira em cativeiro. Até o ano passado ela vivia no Miami Seaquarium, na Flórida, onde dividiu um tanque com Lolita, a famosa orca que morreu em 2023. Com isso, a golfinho acabou ficando sozinha, justamente uma espécie de animal que, em vida livre, sempre vive em grandes grupos.

Na época, a organização internacional PETA pediu Loke (também conhecido como Li’i, fosse levado para um santuário de vida selvagem. O animal foi transferido então para o Shedd Aquarium, em Chicago. “Durante seu tempo conosco, ela ganhou uma nova rede social com um grupo acolhedor de golfinhos, recebeu cuidados médicos e acreditamos que encontrou paz e conexão. Sua presença deixou uma marca indelével em nossa equipe e em todos que conheceram sua história”, escreveram seus cuidadores.

Desde o começo desse ano, há uma luta judicial entre o Miami Seaquarium e a prefeitura do Condado de Miami-Dade, para que o aquário desocupe o terreno onde funciona. A ordem e aviso de término do contrato foram dadas no início de março pelas autoridades, que decidiram rescindir a locação após diversas fiscalizações realizadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos identificaram muitas infrações e violações de bem-estar animal (leia mais aqui).

PUBLICIDADE

Várias organizações de proteção animal também usaram as redes sociais para lamentar a morte de Loke, como a Proteção Animal Mundial. “Nos juntamos às inúmeras pessoas ao redor do mundo em luto pela morte de Loke… Capturada da natureza e nunca mais capaz de sentir as ondas do oceano, Loke passou a maior parte de sua vida sendo explorada para entretenimento.”

—————————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
“Lolita está finalmente em seu lar”, dizem ativistas sobre agrupamento atípico de orcas pouco antes de sua morte
Após mais de 60 anos em cativeiro, peixes-bois Romeo e Juliet devem deixar o Miami Seaquarium

Foto de abertura: divulgação Shedd Aquarium

Comentários
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor