![Minecraft promove colaboração, comunicação e habilidades sociais entre crianças, aponta novo estudo](https://conexaoplaneta.com.br/wp-content/uploads/2025/02/minecraft-beneficios-criancas-conexao-planeta.jpg)
Embora muito se discuta nos dias atuais sobre o impacto negativo do mundo digital sobre as crianças, especialistas e educadores concordam que algumas dessas novas ferramentas, se utilizadas de maneira correta, podem auxiliar na aquisição de conhecimento dos mais jovens. Um exemplo desses benefícios é apontado por um estudo recém-divulgado, o qual afirma que o jogo Minecraft pode “desempenhar um papel significativo na formação das habilidades, interações sociais e na aprendizagem cognitiva das crianças.”
Criado originalmente por uma empresa de games sueca, em 2011, Minecraft virou uma febre mundial. Tem mais de 140 milhões de jogadores ativos em todo o mundo, que usam suas ferramentas para descobrir e extrair matérias-primas, criar ferramentas e itens, e construir estruturas e o que mais a imaginação permitir.
Segundo a principal autora do estudo, a linguista Vincenza Tudini, pesquisadora da Universidade do Sul da Austrália, quando as crianças jogam juntas Minecraft, elas aprendem a trabalhar em equipe, a se comunicar e desenvolver habilidades sociais, à medida que precisam trocam ideias e resolver problemas em tempo real.
“Pelo que vemos das interações das crianças no Minecraft, é muito mais do que apenas um passatempo digital; é um playground virtual onde elas podem desenvolver habilidades de resolução de problemas, colaboração e habilidades de linguagem”, afirma Vincenza. “Ao contrário dos videogames tradicionais, que tendem a focar na competição e na pontuação, o Minecraft é uma experiência aberta que incentiva as crianças a construir, explorar e interagir, com os jogadores geralmente trabalhando juntos para atingir objetivos comuns.”
O jogo, que já recebeu diversos prêmios ao longo das últimas décadas, hoje faz parte do currículo de muitas escolas em outros países. Todavia, a especialista alerta dos riscos oferecidos nos ambientes online abertos.
“Embora o Minecraft promova interações sociais positivas, servidores públicos podem expor crianças a riscos online, como bullying ou interações com jogadores desconhecidos”, ressalta a linguista. “Garantir a segurança das crianças e maximizar o potencial educacional do jogo requer envolvimento ativo de pais e educadores. Precisamos ensinar as crianças sobre práticas seguras de jogo, incentivar seu uso com amigos conhecidos e monitorar o conteúdo para garantir uma experiência de jogo segura.
E obviamente, Vincenza lembra que é importantíssimo garantir um equilíbrio saudável entre o tempo de tela e outras atividades offline.
A análise sobre o potencial benéfico do Minecraft faz parte da publicação Children’s online learning and interaction, em inglês.
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Foto de abertura: divulgação Minecraft