PUBLICIDADE

Mergulhadores se deparam com raríssima lula gigante, maior invertebrado do planeta

Mergulhadores se deparam com raríssima lula gigante, maior invertebrado do planeta

“Na noite do dia 6, recebi uma ligação de um barqueiro próximo que sempre cuida de mim. Há uma lula grande e estranha, você quer ir vê-la? Fui lá correndo… Não conseguia acreditar que estava encontrando uma criatura que possivelmente só vou ver uma vez na vida. . .”

O relato é do mergulhador Yosuke Tanaka, que ao lado de sua mulher, Miki, estiveram frente a frente com uma lula gigante (Architeuthis dux), raríssima, com tentáculos medindo mais de 2,5 metros. O casal é proprietário de uma empresa de mergulhos na região de Hyogo, no Japão.

“Eu podia ver seus tentáculos se movendo. Achei que seria perigoso ser agarrado com força por eles e levado para algum lugar”, disse ele ao Japan Times.

Todavia, Tanaka acredita que o animal parecia fraco e sua pele estava descamando.

PUBLICIDADE

É muito raro lulas gigantes serem vistas perto da costa. Seu habitat é no fundo do mar, onde há pouquíssima luz. Apesar do tamanho gigantesco, especialistas afirmam que parecia ser um filhote, que teria entre um e dois anos.

As lulas são moluscos, da classe dos cefalópodes, que vivem no mar e respiram por meio de brânquias. Podem ser encontrados em todos os oceanos.

Quando adultas, as lulas gigantes podem passar dos 6 metros e 180 kg. São os maiores invertebrados do planeta. Tem olhos enormes, os maiores do reino animal, com aproximados 25 cm. Eles as ajudam a enxergar no meio da escuridão.

Carnívoras, essas lulas comem peixes, camarões, outras lulas e suspeita-se, até que ataquem pequenas baleias. Possuem oito braços e dois tentáculos de alimentação mais longos que as auxiliam a levar comida à boca em forma de bico.

Mergulhadores se deparam com raríssima lula gigante, maior invertebrado do planeta

Mergulhador teve um encontro com o maior invertebrado do planeta
(Foto: Yosuke Tanaka/Dive Resort T-style)

*Com informações adicionais da National Geographic

Leia também:
Aumento da temperatura dos oceanos pode prejudicar a visão, e até, cegar caranguejos, lulas e polvos
Caranguejos, lagostas e polvos são reconhecidos como seres sencientes pelo governo britânico e não devem ser cozidos ou desmembrados vivos, alertam cientistas
Cientistas descobrem algo mais que conecta os polvos aos seres humanos
Polvos fêmeas são flagrados usando tática pra mostrar quem realmente manda no fundo do mar

Fotos: reprodução redes sociais Dive Resort T-style

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor