Mais uma empresa que consegue enxergar que o futuro tem que ser limpo e sustentável. A locadora de carros Localiza Hertz, maior do setor no país e na América do Sul, anunciou que 100% de suas 419 filiais terão sua demanda por eletricidade abastecida por energia solar até o final de 2019.
Para isso, a companhia fez uma parceria com a Axis Renováveis para a instalação de quatro usinas solares próprias nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco.
A estimativa é que, quando em total funcionamento, as plantas produzam 22 milhões de KWh por ano. Com isso, deixarão de ser gerados 3 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, o CO2, gás apontado por especialistas como sendo o principal responsável pelo aquecimento global.
Em uma segunda fase, que deverá ser iniciada no próximo semestre, as filiais da locadora receberão painéis fotovoltaicos em seus telhados. O custo total do projeto foi estimado em 20 milhões de reais.
Segundo a empresa, já houve uma redução imediata dos custos com energia em torno de 12% a 16%.
Como mostramos aqui, neste outro post, no início do ano passado, a energia solar tornou-se a fonte renovável mais barata em 58 países, entre eles, o Brasil. Sem subsídios do governo e somente com financiamento nacional, pela primeira vez ela superou a eólica e teve custo competitivo com petróleo, carvão e gás.
Nos países emergentes, a construção de plantas solares cresceu 43% entre 2014 e 2015. Hoje este tipo de fonte já representa metade do que é investido em alternativas limpas para a produção de eletricidade. Este crescimento se deve, sobretudo, à redução de custo dos painéis solares e desenvolvimento de novas tecnologias mais acessíveis.
Leia também:
Energia solar é o setor que mais gerou empregos nos Estados Unidos
Em novo recorde, energia solar foi a fonte que mais cresceu no mundo em 2016
Academia de ginástica totalmente movida a energia solar é inaugurada na Suíça
Estádio de time inglês é movido a energia solar e só serve comida vegana
Foto: domínio público/pixabay