PUBLICIDADE

Lula convida Marina Silva para ser ministra do Meio Ambiente

Deu um grande alívio ler essa notícia hoje cedo, mas ainda não dá pra afirmar que a deputada federal eleita Marina Silva aceitou o convite de Lula para assumir o Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

Depois de muita confusão e exaustiva movimentação, inclusive nas redes sociais, em torno do nome de Simone Tebet para o MMA, ontem à noite, pessoas próximas ao governo (segundo o G1) confirmaram que Lula convidou a ex-ministra para assumir a mesma pasta que comandou de 2003 a 2008, também no seu governo.

Tebet almejava o Ministério do Desenvolvimento Social – que administra o maior projeto social do país: o Bolsa Família -, mas o escolhido para gerir um dos maiores orçamentos do governo foi o ex-governador do Piauí e senador Wellington Dias

E, como Lula já declarou querer Tebet no alto escalão do governo, ofereceu o comando do MMA à senadora. A princípio, ela aceitou, mas com uma condição: só aceitaria o cargo se Marina ocupasse a função de autoridade climática, a seu lado. Mas Marina recusou, o que mantém incerto o futuro da senadora, no novo governo.

PUBLICIDADE

Muito discreta, ontem à noite explicou em seu Twitter: “Tive uma boa conversa com Lula sobre os rumos da política socioambiental do país. Esclareço que, no encontro, tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática, que defendo ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente”. 

Esta é uma função diplomática que exige a presença do responsável no exterior, o que, de certa forma, exilaria uma das maiores experts em meio ambiente. Imagina!

Dito isso e confirmado o convite de Lula à Marina, só nos resta comemorar e aguardar o anúncio oficial. Ambientalistas e personalidades comprometidas com a proteção do meio ambiente estão em festa.

Marina e Lula durante a campanha presidencial / Foto: Ricardo Stuckert

#TemQueSerMarina

Assim que o nome de Tebet surgiu como a primeira opção de Lula para o MMA, ambientalistas e servidores de órgãos como o IBAMA, personalidades engajadas como Felipe Netto, e organizações se mobilizaram para cobrar o presidente eleito

Ao declararem repúdio à indicação da senadora para a pasta e seu total apoio ao nome de Marina, adotaram duas hashtags que ajudaram a engajar o público: #NãoQueremosRuralistaNoMMA e #TemQueSerMarina.

Vale lembrar que, nesta semana, ao anunciar os nomes de mais 16 ministros, Lula disse que o governo não precisa de tapinha nas costas e que a sociedade deve ficar atenta e cobrar. Ele nem precisou tomar posse para ser atendido. 

Os manifestantes aceitaram o desafio e o lembraram de seu compromisso de campanha com a recuperação do meio ambiente e o desmatamento zero no país.

A organização ClimaInfo destacou: “Lula, no ministério do meio ambiente #TemQueSerMarina. Sua nomeação daria um choque necessário ao crime ambiental e seria um gol de placa para as relações internacionais de seu governo porque mostraria o tamanho da sua disposição em mudar”. 

Assim que o G1, divulgou a boa notícia, Felipe Netto se manifestou: “É isso! Parabéns, Lula! Essa é a resposta que deve ser dada ao mercado. O meio ambiente precisa de alguém que vai colocar como prioridade nº1 o próprio meio ambiente e não o lucro de ruralistas. Precisamos de você, Marina! #TemQueSerMarina”.

O anúncio do nome de Marina Silva pode ser feito na segunda-feira, juntamente com os dos ministros que ainda falta nomear. Será um presentão pós-Natal.

Foto: Reprodução Facebook/Marina Silva

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor