
Em 23/5, um dia depois da repercussão negativa das declarações desumanas, antiéticas e criminosas do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles – que vieram a público com a liberação de vídeo da reunião ministerial ocorrida em 24 de abril, pelo juiz Celso de Mello do STF -, a ativista climática Greta Thunberg reagiu, em seu Twitter.
Indicando o link de uma reportagem sobre o tema, copiou trecho de uma das frases ditas por ele – “Precisamos fazer um esforço enquanto estamos neste momento calmo em termos de cobertura da imprensa, porque eles estão falando apenas do COVID…” – e acrescentou: “Imagine as coisas que foram ditas fora da câmera … Nosso futuro comum é apenas um jogo para eles”. Arrematou com a hashtag #SalvemAAmazônia.
A frase completa, dita por Salles, inclui, ainda, o trecho mais polêmico que marcou o pronunciamento: “e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”.
Em dezembro de 2019, Greta criticou o assassinato de mais dois indígenas Guajajara no Brasil (o primeiro, Paulo Paulino, foi em novembro) e foi chamada de pirralha por Bolsonaro. No dia seguinte, a ativista foi anunciada como Personalidade do Ano pela revista Time.
A revelação das declarações de Salles coincidem com um momento muito crítico na Amazônia, em que o desmatamento explodiu. Na semana passada, o Imazon divulgou que, em abril, o desmatamento bateu recorde dos últimos dez anos. No início deste mês, com dados do Deter*, o sistema de alertas de desmatamento, o Inpe já havia divulgado aumento de 64% na destruição da floresta em abril.
E, hoje, o Conexão Planeta anunciou que faz parte do movimento de jornalistas socioambientais independentes, da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, contra a politica antiambiental de Ricardo Salles.
“We need to make an effort while we are in this calm moment in terms of press coverage, because they are only talking about COVID".
— Greta Thunberg (@GretaThunberg) May 23, 2020
Just imagine the things that have been said off camera…
Our common future is just a game to them.#SalvemAAmazônia https://t.co/NM2Ou49soZ
Fotos: Divulgação (Greta Thunberg) / Lula Marques/Fotos Públicas (Ricardo Salles)