
Ele chegou para ficar. Visto inicialmente como um hobby, o drone se tornou uma tecnologia importantíssima em diferentes áreas e principalmente, em projetos de conservação ambiental. Hoje ele é utilizado para os mais diversos fins, como o monitoramento de florestas na Amazônia, para o reflorestamento de áreas degradadas ou ainda, na realização de censos de populações de animais.
Mas é também na fotografia de natureza que os drones têm sido usados de uma maneira sem igual. Com o emprego desses dispositivos, ângulos e imagens nunca antes vistos estão ajudando pesquisadores do mundo inteiro a compreender melhor comportamentos, hábitos e a distribuição de milhares de espécies no planeta.
Já nós, leigos, mas apaixonados pela fotografia da vida selvagem, ganhamos com os drones registros espetaculares, que nos enchem os olhos.
O drone está tão presente hoje em nossas vidas que há concursos específicos para fotógrafos que fazem imagens com ele. Um deles é o Drone Photo Awards, que acaba de anunciar seus finalistas para a edição 2024, entre eles essa imagem belíssima mais acima, de autoria de Guillermo Soberón, do México, e batizada de Pelicanos blancos.
Os vencedores desse ano do Drone Photo Awards serão anunciados em 28 de setembro, durante a abertura do Siena Awards Festival, na Itália.
Confira abaixo algumas das imagens que selecionamos entre os finalistas das categorias Animal e Natureza:

Ursos polares dormem sobre a neve
Foto: Florian Ledoux (França)

Formação de pássaros faz lembrar o Monte Fuji
Foto: Mohammad Alqattan (Kuwait)

“O olho do dragão”
Foto: Miki Spitzer (Israel)

“Língua”
Foto: Daniel Viñé Garcia (Espanha)

Paisagem impressionante recebeu o título de “Veias do solo”
Foto: Xiaoying Shi (China)

Tubarão nada sobre uma baleia
Foto: Toby Nicol (Reino Unido)
——————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto de abertura: Guillermo Soberón / divulgação Drone Photo Awards