Em geral, concursos de fotografia com foco na natureza ou no meio ambiente têm como vencedoras imagens de paisagens ou animais. Mas ao ver o registro impressionante de um surfista em meio a uma onda gigantesca os seis jurados do Ocean Photographer of the Year deste ano não tiveram dúvida e foram unânimes em apontar a foto como merecedora do primeiro lugar.
A imagem fantástica mostra toda a força dos oceanos. Foi feita pelo fotógrafo francês Ben Thouard, na Polinésia Francesa, logo após o surfista “tomar um caldo”.
“Esta é a parte invisível do surf. Tenho muito respeito pelas ondas e pelos surfistas – surfar uma onda tão pesada é um desafio enorme”, diz Thouard.
O Ocean Photographer of the Year é uma iniciativa da Oceanographic Magazine, que propõe uma celebração da vida marinha, mas também denuncia as ameaças diárias a que estão submetidos todos os oceanos, em qualquer canto do planeta.
Ao total são nove categorias e os jurados são alguns dos mais renomados fotógrafos especializados em oceanos: Paul Nicklen, Cristina Mittermeier, David Doubilet, Shawn Heinrichs, Andy Mann e Sadie Quarrier.
Em segundo lugar nesta edição da competição internacional ficou Katherine Lu, das Filipinas, com a foto de um lindíssimo polvo colorido.
“Fiquei muito enjoada durante este mergulho. Passei muito tempo tentando equalizar perto da superfície. Quando meu guia freneticamente sinalizou para eu descer, hesitei por um momento, mas fui em frente, empurrando-me para baixo. Felizmente meus ouvidos equalizaram e diante dos meus olhos estava esta maravilha. Nadamos ao lado dela e então, como mágica, ela abriu seu cobertor para se mostrar em toda a sua glória”, contou ela.
Já o terceiro lugar foi para o americano Brook Peterson, com a imagem abaixo, segundo ele, uma metáfora de um rosto humano.
“Esta imagem foi feita sob uma plataforma petrolífera na Califórnia. Havia um grande cardume de peixes-isca sob ela por várias semanas e, como resultado, vários outros animais se aproximaram dali para se alimentar dos peixes-isca – leões-marinhos, bonitos e cormorões”, revela.
Fotos: divulgação Ocean Photographer of the Year
Vi o rosto de uma criança formada na onda