Essa é a primeira vez que uma nova espécie de cervo é descrita no século XXI e, em mais de 60 anos, nas Américas. E o animal em questão vive na América do Sul, mais especificamente, no Peru: é o pudu-da-selva-peruana (Pudella carlae).
Até bem pouco tempo, eram conhecidas oficialmente duas espécies de pudu, o do-sul (Pudu puda), encontrado em áreas de florestas na fronteira entre Argentina e Chile, e o do-norte (Pudu mephistophiles), observado em regiões de montanhas da Colômbia, Equador e Peru, e considerado a menor espécie de cervo do planeta.
Todavia, após exames genéticos e comparações morfológicas (características físicas), pesquisadores do Centro de Ornitologia e Biodiversidade do Peru conseguiram demonstrar que populações que acreditavam ser de Pudu mephistophiles eram na verdade outra espécie, o Pudella carlae.
O agora recém descrito pudu-da-selva peruana tem a pele mais escura que os demais, é maior em tamanho e possui as orelhas em um formato diferente. Além disso, ele é endêmico do Peru, ou seja, só existe ali e em nenhum outro lugar. A espécie vive na depressão de Huancabamba, situada a mais de 1 mil km ao norte da capital, Lima.
Segundo os pesquisadores envolvidos na descoberta, o pudu-da-selva-peruana já foi registrado por armadilhas fotográficas em áreas bem protegidas de parques nacionais do país, entre elas, por exemplo, o Parque Nacional Yanachaga Chemillén, lar de mais de 150 espécies de mamíferos, entre eles, dez endêmicos.
Imagem de um pudu-da-selva-peruana atravessando um riacho
Foto: Servicio Nacional de Áreas Naturales Protegidas por el Estado
Popularmente o pudu-da-selva-peruana também é chamado de cervo-anão ou cabra-sacha. Já seu nome científico, Pudu, é originário da língua Mapudungun, dos Mapuches, povos indígenas da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina, que usam o termo püdu para se referir a esses cervos.
Um pudu-do-norte fotografado em seu habitat natural, o páramo andino
Foto: Wikabyel, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons
——————————————————————————–
Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Se você quiser se inscrever para receber nossas notícias, acesse esse link, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Os primeiros passos do filhote de cervo malhado das Filipinas, um dos animais mais raros do mundo
Restam 30 cervos-do-pantanal na última população conhecida da espécie no Rio Grande do Sul
Mais um cervo chital é visto em Santa Catarina, desta vez em rua de Jaraguá do Sul; o animal exótico não foi capturado
Foto de abertura: divulgação Servicio Nacional de Áreas Naturales Protegidas por el Estado (SERNANP)