É carnaval, o país está em festa e a alegria e o colorido tomaram conta das principais cidades brasileiras. No Recife, o tradicional Galo da Madrugada levou hoje, mais uma vez, milhões de pessoas para as ruas da capital pernambucana.
E esse ano, seu personagem mais famoso – o galo -, foi vestido de forma especial. Com 28 metros de altura, foi confeccionado com retalhos de tecidos do Polo de Confecções do Agreste.
O artista plástico e figurinista Leopoldo Nóbrega foi o responsável pelo design do “Galo Artesão”, feito com sobras têxteis das fábricas de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.
Já a crista foi produzida com mangueiras recicladas e as joias do galo com argila e pigmentos naturais. Tudo muito sustentável. O resultado ficou belíssimo!
A intenção de Nóbrega foi valorizar não somente o reaproveitamento de resíduos, mas também, o trabalho manual primoroso feito pelos artesãos de Pernambuco.
Criado em 1978, de forma despretensiosa por um grupo de amigos, o Galo da Madrugada logo começou a arrastar multidões no carnaval de Recife.
Este ano, o tema escolhido pelo do bloco foi “Frevo Mulher”, em referência a uma música de Zé Ramalho e uma homenagem a todas as figuras femininas que fazem parte desta festa tão bonita e marcante do carnaval pernambucano.
Leia também:
Retalhos de tecidos que iriam para o lixo viram bolsas e acessórios pela marca catarinense Funcionárias
O que fazer com roupas velhas?
Inspirada no grafismo indígena, artesã paulista mostra na prática o que é economia circular
A trama justa que transforma
Nana Moraes conecta presidiárias e seus filhos em fotos e bordados
Fotos: reprodução Twitter e divulgação Leopoldo Nóbrega