
Humberto Baldini não é fotógrafo de natureza, mas se apaixonou pelas baleias quando, no ano passado, participou de um passeio de avistamento desses mamíferos gigantes e fotografou uma baleia-jubarte. Um tempo depois, registrou, em vídeo, uma baleia-franca com seu filhote nas águas de São Conrado, na zona sul do Rio.
Foi assim que descobriu a rota das baleias pelo litoral do Rio de Janeiro rumo a Abrolhos, na Bahia, região costeira que, de julho a novembro, é transformada em refúgio de alimentação e reprodução.
Este ano, Baddini se preparou para realizar pelo menos uma sessão de fotos dessas modelos tão especiais. Ao G1, contou que não tinha decidido ainda se participaria do passeio de barco na segunda-feira (24). Na última hora, resolveu embarcar, saindo da Ilha da Coroa, na Barra da Tijuca, na zona oeste, porque viu que a previsão do tempo indicava que aquele seria o “último dia de céu aberto, sol e sem chuva da semana”. E algo lhe dizia que seria um ótimo passeio.
“A tendência era que passassem mais baleias por aqui. Foi planejamento e muita sorte”, contou. E que sorte! Da sequência registrada, a imagem que se destacou foi a da baleia-jubarte saltando em perfeita simetria com o morro do Pão de Açucar ao fundo.

Foi essa imagem que ele escolheu para divulgar no Instagram, contando a seus seguidores que tinha feito “a foto da vida!”. E enfeitou com muitos emojis de coração azul.
“Sincronia perfeita entre e baleia-jubarte e o Pão-de-Açúcar. Até agora sem acreditar que consegui registrar este momento tão mágico da natureza!”. E acrescentou ao G1: “Saímos da Ilha da Coroa e em 15 minutos começamos a ver baleias. Depois fomos para a Praia de São Conrado,onde elas deram um show. E eu consegui fazer essa composição, com o Pão de Açúcar ao fundo e a baleia no mesmo ângulo”.
Hoje, às 18h08, a imagem tinha 292.006 curtidas e 5.303 comentários. Em outra publicação, também no Instagram, o fotógrafo mostrou algumas imagens da sequência (que reproduzimos a seguir). Lindas demais!


A foto ganhou destaque na capa do jornal O Globo, comentário da apresentadora Ana Maria Braga em seu programa diário na TV Globo e ainda virou arte em ampliação para quadro que logo vai enfeitar a parede de quem ama as baleias ou aprecia fotografia, ou os dois.

Foto: reprodução do Instagram
Muita paciência
Dos 312 cliques que Baddini fez, apenas 19 ficaram boas. E ele comenta sobre a dificuldade de fotografar animais tão gigantes com o barco balançando a uma distância de 100 metros das baleias e sem saber exatamente quando elas vão pular.
“Temos ideia quando isso pode acontecer quando elas levantam a cauda e afundam, mas não tem como prever. Tem que ter paciência e rezar para acertar o foco da baleia”.

Na semana passada, Baddini registrou, em vídeo com drone, quatro jubartes nadando juntas, que você pode assistir a seguir:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Humberto Badine | Quadros Fine Art (@humbertobaddini)
Leia também:
– Baleias-jubarte e golfinhos dão show no litoral norte de São Paulo
_____________
Acompanhe o Conexão Planeta também no nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Foto montagem (destaque): reprodução do Instagram (retrato do fotógrafo) e Humberto Baddini (baleia)
Com informações do Instagram de Humberto Baddini e G1