São milhares e milhares de buquês de flores para homenagear a Rainha Elizabeth, que faleceu na semana passada, aos 96 anos. Segundo algumas estimativas, 60 milhões delas já estão espalhadas pelas ruas de Londres, sobretudo no Green Park, próximo ao Palácio de Buckingham, a residência oficial da monarquia.
Assim como em Balmoral, na Escócia, local de sua morte, na frente do Castelo de Windsor, a cerca de 40 km da capital inglesa, onde a monarca gostava de passar os finais de semana, também há um mar colorido de flores, em especial, girassóis. Apenas uma floricultura local relatou a venda de 8 mil delas no sábado de tarde.
Nos últimos dias, a administração dos Royal Parks de Londres pediu para que as pessoas evitem deixar objetos junto com as flores e retirem as embalagens plásticas que as envolvem. Um exército de voluntários trabalha o tempo todo junto à população para organizar o volume gigantesco de buquês deixados em vários pontos da cidade e para que, em poucos dias, ele tenha o destino correto.
Organização britânica: mapas informam ao público onde flores devem ser colocadas
À medida que as flores começarem a morrer e após a realização do funeral da rainha, elas serão encaminhadas para um viveiro no Hyde Park onde serão processadas (separadas de cartões, embalagens ou etiquetas) e em seguida, levadas para um centro de compostagem próximo a Kensigton Gardens.
“Este material orgânico de compostagem será usado em arbustos e projetos de paisagismo nos Parques Reais”, revelou o Royal Parks.
Os filhos de Elizabeth e familiares mais próximos: flores para a monarca
A rainha adorava flores
Além da paixão por corgis, sua raça de cães favorita – a rainha teve mais de 30 deles ao longo dos 70 anos de reinado, Elizabeth também adorava flores. Todo ano tinha presença confirmada no Chelsea Flower Garden, o mais importante evento do setor no Reino Unido, e provavelmente, no mundo. Registros dão conta que ela esteve na abertura da festa 50 vezes, inclusive, a visitou em maio último.
As flores brancas que agora estão sobre o caixão de Elizabeth, que chegou a Londres na terça-feira de noite (13/09), após ter deixado Edimburgo, na Escócia, foram colhidas no jardins de Balmoral.
O corpo da rainha permanecerá no salão do Palácio de Westminster para visitação pública
*Com informações adicionais dos sites Florist Review e The New York Times
Leia também:
Em discurso no Parlamento, Rainha Elizabeth apresenta novas leis pelo bem-estar dos animais no Reino Unido
20 milhões de sementes de flores são plantadas em Londres para atrair polinizadores e celebrar 70 anos da Rainha Elizabeth no trono britânico
Fotos: reprodução Facebook The Royal Family