
Ele é realmente um bicho peculiar. Talvez por isso mesmo, foi necessário o uso de uma estratégia também pouco usual para ajudar na reprodução da cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex). Esse animal que mais parece um ser da era dos dinossauros e faz lembrar o extinto dodô, possui o terceiro maior bico entre as espécies de aves no mundo, pode chegar a até 1,5 metro de altura.
Mas atualmente, essa que é uma das aves mais icônicas da África, gera preocupação. Estima-se que restem cerca de 8 mil delas em áreas de pântano na região centro-oriental do continente, que vai do Sudão do Sul até a Zâmbia.
Além disso, a fêmea da cegonha-bico-de-sapato, que atinge a maturidade sexual por volta dos três ou quatro anos, coloca de um a três ovos na época de reprodução. Todavia, após a eclosão, em geral, os pais dão preferência a apenas um deles.
Para garantir que mais filhotes nasçam e a população da espécie possa aumentar, a organização não-governamental African Parks, em parceria com o Departamento dos Parques Nacionais e da Vida Selvagem da Zâmbia, tem um programa de monitoramento dos ninhos e ainda, de reprodução em cativeiro, em Bangweulu.
Para tal, ovos ou filhotes “sobressalentes” são removidos do ninho e levados para o centro de reprodução. Contudo, surge aí um enorme desafio: as pequenas cegonhas-bico-de-sapato precisam ser criadas sem nenhum contato com seres humanos.
“Uma vez nascidos, os filhotes tendem a adotar a primeira coisa viva que veem como seus pais”, explica a equipe da African Parks. É o que se chama em inglês, de “imprint”. As aves não podem, de maneira nenhuma, associar pessoas com alimentos.
Para evitar que isso ocorra, a solução foi encomendar um fantoche gigante da espécie, uma fantasia que os cuidadores usam para alimentar as jovens cegonhas.

Outra técnica empregada é usar sons gravados de vocalizações dessas aves enquanto
os filhotes são alimentados
Foto: © Maggie Hirschaue / African Parks
Depois que se tornam maiores e crescidos, os filhotes do centro de reprodução são soltos na vida livre.
A cegonha-bico-de-sapato está geneticamente relacionada às famílias dos pelicanos e das garças. Seu bico pode atingir até 24 centímetros de comprimento. Com ela, essa ave consegue abocanhar peixes, enguias, cobras e até, filhotes de crocodilo.

Uma cegonha-bico-de-sapato adulta, em pleno voo, com suas imensas asas e bico
Foto: © Lorenz Andreas Fischer / African Parks
————————
Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Fantoche é usado para alimentar filhote de ave, em risco de extinção, abandonado pelos pais
Cuidadores usam máscara de raposa para que filhote não se habitue com humanos
Foto de abertura: © Maggie Hirschaue / African Parks
Parabéns pela matéria. Importante
Acho essa Ave uma das Mais Incríveis existentes, parece de outra era.
Parabéns devemos sempre trazer matérias assim, para a conscientização de preservação da natureza. Sem ela nós não teremos futuro para as próximas gerações humanas.????????
Parabéns pela matéria!!! Assim conhecemos como é feito para evitar a extinção de espécies incríveis como a cegonha bico-de-sapato.
Que bacana, show de bola
Parabéns pelo trabalho????
Que interessante. Um animal fascinante. Já vi em zoológico. Uma iniciativa muito importante, porque por um triz logo podem ficar seriamente ameaçados de extinção.
Parabéns para os criadores de espécies que estão em risco desaparecer
Q criatividade..me emociona e me alegra saber estão cuidando dos bbs cegonhas com responsabilidade.parabens..amei os fantoches????????????
Parabéns pelo lindo trabalho. Essa matéria é relevante. Obrigada por compartilhar conosco.
Que linda, eu nem sabia da existência dela, obrigada pela matéria
Linda beautiful parabéns
Sou fã desses heróis que se dedicam a preservação da natureza.
????♥️♥️♥️????parabens facinante
Parabéns pelo trabalho e empenho
Ótima matéria! Parabéns!!
Boa matéria e ótima estratégia. Parabéns.
Ainda bem que existem pessoas preocupadas com a extinção de várias espécies, parabens
Moro no Brasil e já vi um igual a esse aí
Parabéns pela matéria, conteúdos assim que são realmente relevantes e de grande qualidade. Além de serem informativos, ajudam a concientizar a sociedade humana.
A cegonha bico de sapato é um animal extremamente importante, maravilhosa iniciativa de criar um fantoche da família para que não se apegue em outra espécie. Realmente parece um ave da época dos dinossauros.