Ao receber o diagnóstico de um câncer, a mulher não precisa somente travar uma batalha contra uma doença. Mas também, unir forças para se redescobrir, permitir que uma nova pessoa renasça. “Você fica abalada psicologicamente. Você perde a identidade: a cor e a textura da pele mudam, você emagrece ou engorda demais. Você não se reconhece mais”, desabafa a fotógrafa Juliana Mundim. Ao olhar no espelho, ela via uma mulher careca, sem cílios e sem sobrancelhas.
Depois de uma série de exames e duas biópsias, os médicos confirmaram que Juliana tinha um tumor de mama exatamente no dia do aniversário dela, em agosto do ano passado. Como o câncer foi diagnosticado ainda bem no início, em outubro ela já foi operada para a retirada de parte do seio. No mês seguinte, começaram as sessões de quimioterapia.
Durante o período do tratamento, Juliana deixou de lado sua grande paixão: a fotografia. “Não queria associar a doença com aquilo que eu mais gostava de fazer”, confessa. “É um período muito difícil, quando você sente frustração e medo”.
Aos 43 anos, com um casal de filhos (8 e 9 anos), a fotógrafa curitibana revela que a luta contra o câncer fez ela olhar a vida de outra forma. “Você já não é mais a mesma pessoa. A vaidade não é importante, mas sim, estar curada!”
E como será que mulheres que saem vitoriosas de uma experiência como essa encaram o mundo novamente? Como desabrocham para a vida? Como resgatam sua autoestima após sofrer com os efeitos do tratamento?
Foi com essa pergunta em mente e com o apoio de uma grande amiga, a jornalista Vanusa Vicelli (que conheceu justamente porque ambas estavam fazendo quimioterapia por causa de um câncer de mama), que Juliana decidiu tirar a câmera do armário e criar o Projeto Afagos.
A ideia, ao usar ensaios fotográficos para retratar mulheres em tratamento contra o câncer, é ajudá-las a reencontrar a própria identidade e mostrar que elas, apesar de terem sua aparência modificada, continuam lindas e fortes. “Quero que as fotos sejam como afagos. Afagos no corpo, afagos no coração, afagos no espírito de cada uma de nós”, completa a fotógrafa.
A amiga Vanusa foi a primeira a concordar em aparecer careca diante da câmera de Juliana. Relutou um pouco, mas quando viu o resultado, teve que admitir que gostou.
O primeiro ensaio fotográfico com a jornalista Vanusa Vicelli
Para poder levar o projeto adiante, mesmo durante suas sessões de quimioterapia e depois, radioterapia, a fotógrafa Thays Chaves se juntou ao Afagos, revezando a câmera e a produção dos ensaios com Juliana.
Depois do ensaio inicial, vieram outros. Todos muito emocionantes. Um deles foi com Renata Gomes, paciente que passou pelo tratamento grávida. Nas imagens, que você confere logo abaixo, ela aparece com seu lindo bebê recém-nascido.
Outro ensaio inesquecível foi o realizado com Fabiana Palma. Ela e Juliana se conheceram através de um grupo no Facebook e logo após, a fotógrafa a convidou para uma sessão. Depois de vários cliques, a própria Fabiana pediu para Juliana se ela poderia mostrar sua mastectomia. O registro lindíssimo está na imagem que abre este post (as marcações em vermelho são temporárias, parte do tratamento da radioterapia). A fotógrafa pediu para que Fabiana pensasse na felicidade que ela sentia ao estar curada. Ela então sorriu e chorou. Chorou de felicidade. E Juliana não aguentou e se emocionou junto.
Essas não são simples fotos. São imagens de mulheres que aceitaram um desafio. Mostrar publicamente quem elas se tornaram. Que a perda do cabelo foi apenas mais uma barreira a ser superada. E não será isso que vai tirar o sorriso do rosto delas. Nem a beleza de sua força.
*A iniciativa maravilhosa feita pelo Projeto Afagos, em Curitiba, é um trabalho social. Juliana Mundim faz os ensaios fotográficos gratuitamente. Mas ela precisa de ajuda e patrocínio/apoio para poder fotografar mais pacientes de câncer. Quer ajudar? Entre em contato com ela pela página no Facebook.
Juliana Mundim, no centro da foto, com a amiga Vanusa
A beleza e a força retratadas no registro do Projeto Afagos
O desabrochar de uma nova mulher após o tratamento contra a doença
O sorriso da felicidade pela cura
Fotos: divulgação Projeto Afagos (Juliana Mundim e Thays Chaves) e arquivo pessoal