Desde abril de 2012, a atriz Angelina Jolie é ‘enviada especial’ da UNHCR – The UN Refugees Agency (ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, no Brasil). Ela foi nomeada logo após o período de onze anos como Embaixadora da Boa Vontade e, desde então visita países afetados por conflitos e crises que resultem em grandes deslocamentos de pessoas.
Sua missão é buscar soluções para todos que foram forçados a deixar suas casas, em especial as crianças.
No mês passado, visitou o Iêmen – onde milhões de pessoas sofrem e tiveram que se deslocar devido à guerra civil iniciada em 2014 – para chamar a atenção do mundo sobre o conflito que já matou mais de 100 mil pessoas, como contamos aqui.
Hoje, 30/4, Angelina esteve em missão humanitária promovida pelo ACNUR em Lviv, na Ucrânia. Ao chegar na cidade, seguiu para uma estação de trem da região, que tem abrigado pessoas deslocadas, entre elas crianças com idades entre 2 e 10 anos.
Conversou com voluntários, que lhe contaram sobre o trabalho dos psiquiatras de plantão, que atendem cerca de 15 pessoas por dia (assista ao vídeo no final deste post).
“Elas devem estar em choque. Sei como o trauma afeta as crianças, mas sei que tem gente mostrando o quanto elas são importantes, o quanto suas vozes importam, sei que isso pode curá-las”, declarou.
Angelina posou para fotos com os voluntários e brincou com algumas crianças. Mas, assim que as sirenes de ataque aéreo começaram a soar, saiu rapidamente da estação com seus assessores, seguindo para o carro que os aguardava.
Nenhum sinal de paz
Hoje, faz 66 dias que a Rússia declarou guerra à Ucrânia e começaram os ataques e não há o menor indício de que seja possível um acordo entre os dois países.
De acordo com a ACNUR, desde que o conflito começou, mais de 12,7 milhões de pessoas fugiram de suas casas, o que representa cerca de 30% da população.
Agora, assista a alguns momentos da passagem de Angelina Jolie por Lviv:
_______________
Foto: Reprodução vídeo Ucrzaliznytsia/Facebook