Dia da Sobrecarga da Terra: recursos naturais do planeta para 2017 se esgotam hoje!

Imagine que você fez as compras de mercado todas para o ano e hoje, 2 de agosto, tudo já tivesse acabado. A analogia é para explicar o que está acontecendo com os recursos naturais da Terra. Já usamos nestes últimos sete meses de 2017, toda a água, energia, minerais e vegetais que o planeta tem capacidade para produzir e ser utilizado no período de 365 dias. Ou seja, este ano, estouramos nosso orçamento de recursos naturais disponível e agora estamos no vermelho!

Em nosso ritmo atual de consumo e estilo de vida, precisaríamos ter 1,7 planeta para atender as nossas necessidades. Foram analisadas também as pegadas de carbono de países separadamente. A Austrália é que aparece pior no ranking, como tendo uma demanda de 5,2 planetas por ano. Logo em seguida, estão Estados Unidos, com 5 e o Brasil na 13ª posição, precisando de 1,8 planeta.

Dia da Sobrecarga da Terra: recursos naturais do planeta para 2017 se esgotam hoje!

O Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês),  é calculado desde 1969 pela organização internacional sem fins lucrativos Global Footprint Network (GFN).

Nestes quase 50 anos de cálculos, 2017 é o ano em que o Dia da Sobrecarga da Terra chega mais cedo. Em 2016, a data foi em 8 de agosto. No ano anterior, 13, em 2014, 19 e em 2013, 20.

Um dado assustador é comparar quando o Dia da Sobrecarga da Terra caiu em décadas passadas. Em 1971, foi no dia 21 de dezembro. Desde então, todos os anos, ela chega antes. Ou seja, a cada ano que passa, todos nós – os seres humanos – estamos explorando os recursos naturais do planeta com mais voracidade e sem dar tempo para a Terra recompô-los.

Dia da Sobrecarga da Terra: recursos naturais do planeta para 2017 se esgotam hoje!

“Nosso planeta é finito, mas as possibilidades humanas não são. Viver somente com aquilo que um planeta nos oferece é tecnicamente possível, financeiramente benéfico e nossa única esperança para um futuro próspero”, afirma  Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e co-criador da Pegada Ecológica.

Os valores utilizados para  calcular o Dia da Sobrecarga da Terra são obtidos a partir da comparação do consumo total da humanidade por ano (pegada ecológica) com a capacidade da Terra em regenerar os recursos naturais renováveis por ano (biocapacidade). Para este cálculo, são usadas estatísticas das Nações Unidas.

Para marcar a data, a Global Footprint Network lançou um aplicativo móvel, em inglês, em que é possível calcular  sua pegada de carbono e também aprender mais sobre soluções que já existem e podem ser usadas para diminuir nosso impacto ambiental. “Esperamos que nossa nova calculadora ajude milhões de pessoas em todo o mundo a explorar soluções de sustentabilidade e perceber as inúmeras possibilidades disponíveis para a sociedade”, ressaltou Wackernagel.

 


Imagens: JD Hancock/Creative Commons/Flickr e divulgação Global Network Footprint

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.